Como mencionamos aqui, em 2019, hoje teremos que voltar a abordar o desempenho de um jogador específico. Se 2019 de Yago Pikachu não foi bom, 2020 está pior ainda. Assim como a maioria esmagadora da equipe, o lateral teve um início de temporada ruim. Até a parada do futebol, em Março, Andrey foi um dos poucos atletas a se destacar positivamente. Fora o meia, ninguém se destacou positivamente. O fraquíssimo desempenho de Abel Braga foi crucial para isso.
Porém as coisas mudaram com Ramon. Desde que o futebol retornou, em Junho, notou-se uma clara evolução do coletivo, como também alguns jogadores evoluíram individualmente.
O caso de Yago Pikachu é o mais grave, no momento. O atleta não voltou bem da parada e sofreu com uma lesão logo no início do Campeonato Brasileiro. Desde que se recuperou e retornou ao time titular, as atuações de Pikachu têm sido muito ruins. A fragilidade defensiva se agravou e a participação ofensiva praticamente passou a não existir. A sequência de jogos ruins de Yago Pikachu é muito grande, a ponto de não mais justificar a presença do lateral na equipe titular.
A insistência de Ramon com o jogador tem sido parte frequente dos pontos negativos do trabalho do mesmo. Faltam razões que justifiquem a manutenção de Pikachu como titular, principalmente por termos Cayo Tenório como opção. O jovem revelado na base teve boas atuações contra São Paulo e Grêmio.
Pikachu é intocável? É preciso reforçar essa pergunta! Não querendo criar ou alimentar teorias da conspiração, mas será que existem razões “externas” para que Yago Pikachu seja mantido como titular? Pelas atuações, está provado que já deveria ter sido sacado do time titular. Não querendo fazer ilações ou acusações, mas está ficando cada vez mais difícil de entender a manutenção do lateral como titular. Pikachu não é o único que está merecendo sair do time titular, mas hoje considero o caso mais grave. Espero que não tenhamos que pagar um preço alto por essa insistência. Nos resta torcer para que Pikachu evolua, ou para que as decisões de Ramon a seu respeito sejam diferentes. Tudo para o bem da equipe do Vasco!
/+/Saudações Vascaínas/+/
[…] o titular “intocável” da posição, Yago Pikachu, não sai do time! É impressionante! O auxiliar Thiago […]
[…] e pela primeira vez desde que assumiu o time, não começará um jogo com os até recentemente intocáveis Pikachu e Fellipe Bastos – ainda que Henrique permaneça entre os titulares e que a opção […]