A necessidade de um lateral esquerdo

Por Guto Correia

henrique

O Vasco está com o time em formação. Isso não é novidade para ninguém. Demoramos para apresentar os reforços do time e, com isso, o entrosamento teve que ser “na marra”. A última contratação foi o zagueiro do Boa Vista, Lucas Rocha, que pintou no BID apenas na semana passada. Dessa forma, entendo que o time ainda não alcançou tudo aquilo que pode render.

A falta de entrosamento é um problema, o rodízio de jogadores tem sido a tônica de todas as posições. Apenas uma não está enfrentando as constantes experimentações de Milton Mendes: A lateral esquerda. Henrique é o dono da posição desde o início do campeonato, alternando, durante o Carioca, com a promessa Alan Cardoso.

O titular da lateral esquerda anda muito aquém daquilo que se espera. Considerado no início da carreira como “o novo Felipe”, Henrique tem feito inúmeras apresentações inconsistentes, tanto defensiva como ofensivamente. No jogo contra o Sport, foram diversas jogadas pela esquerda, todas elas aniquiladas pelo lateral. Foi um festival de passes errados e cruzamentos tortos. Dessa forma, a insistência nas saídas de bola pela esquerda (Martin Silva saiu praticamente todas as bolas por esse canto) culminou em diversas jogadas simplesmente desperdiçadas.

Está na hora de arejarmos a lateral esquerda e de torná-la novamente um terreno frutífero para jogadas. Vide que o primeiro gol contra o Sport saiu de lá, temos oportunidades ali. Hoje, nosso plantel conta com os seguintes nomes para a lateral (além de Henrique): Alan Cardoso e Escudero (improvisado). Alan é considerado uma joia da base. Tem muita bola e possibilidade de crescer. No entanto, devido a impaciência do torcedor no início do ano, foi muito perseguido e acabou voltando ao time sub20, onde é titular absoluto, referência e capitão.

Por outro lado, temos Escudero, nosso presente de Natal, de quando iríamos “brigar lá em cima”. Escudero chegou a atuar no meio de campo, mas, no fim, devido a deficiência técnica clara, acabou tendo apenas oportunidades na lateral esquerda. Atuou em alguns jogos do carioca contra times bem abaixo dos que estamos enfrentando no brasileiro, não comprometeu e até fez algumas assistências.

Além das opções acima, podemos prospectar no mercado. Pegar um jogador por empréstimo pode ser uma boa. Há jogadores hoje na reserva de times que disputam a série A que podem nos render bons frutos. Egídio (Palmeiras), Bryan (Cruzeiro) e Marcelo Oliveira (Grêmio) são alguns daqueles que podiam aparecer em São Januário.

O certo é que ambas as laterais têm se mostrado bem abaixo daquilo que era esperado delas. Os cantos se tornaram a via expressa de acesso ao nosso gol. Portanto, é necessário intensidade no treinamento e olhar outra soluções, tanto para voltarmos a tornar nossas laterais em perigo ao adversário quanto para defendermos ainda mais nossa fragilizada defesa.

Saudações Vascaínas.

Deixe uma resposta

Recent Posts

Mídias Sociais

Eventos

Descubra mais sobre Saudações Vascaínas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading