“Diz que é cria, mas vence com dificuldades o Macaé em casa”. Em jogo remarcado da 1ª rodada da Taça Rio, o Vasco derrotou o Macaé por 2 a 1 de virada na noite desta 5ª-feira em São Januário. O Macaé saiu na frente com Charles aos 37 minutos do 1º tempo; Andrés Rios, de cabeça, empatou para o Vasco aos 8 minutos do 2º tempo; e Riascos, também de cabeça, fez aos 50 minutos seu 1º gol desde o seu retorno à Colina.

O JOGO

A equipe vascaína teve muita dificuldade no primeiro tempo. O time do Macaé estava muito bem postado defensivamente e assustando no contra-ataque. Já a equipe do Vasco demonstrava muita dificuldade em trocar passes e fazer triangulações. Por vezes apelou a chutões. Paulão e Erazo por vezes tiveram que sair, pois os meias não criavam. Após um erro de passe no ataque, o Macaé aproveitou e abriu o placar. No lance o jogador da equipe do Norte Fluminense ganhou fácil de Henrique na velocidade e cruzou para Charles marcar. O Macaé aquela altura merecia o gol, pois se comportava melhor em campo e não permitia o Vasco jogar. Os volantes erravam muito e a equipe cruzmaltina parecia apática. O primeiro tempo terminou com justas vaias da torcida.

Já no segundo tempo, Zé Ricardo manteve a mesma equipe contrariando boa parte da torcida que queria mudanças logo na virada do tempo. Todavia o Vasco voltou mais agressivo com os jogadores de meio passando a jogar mais próximos e evitando chutões. De tanto insistir, foi premiado com o empate num belo e certeiro cruzamento de Henrique que achou Rios na área, porém com uma bela ajuda do goleiro macaense. O time partiu para o abafa e foi premiado com um gol aos 50 minutos do segundo tempo marcado pelo talismã da torcida, Riascos.

Uma coisa é certa, o time nos últimos jogos vem mal. Mesmo com a equipe titular no jogo de hoje, tivemos sérias dificuldades para vencer o fraco Macaé. Um das marcas do Vasco de Zé Ricardo é a troca de passes próxima e a transição em velocidade, todavia no dia de hoje, não vimos isso. O que se viu foi uma equipe apática e com alguns jogadores muito abaixo do esperado. Chutões e sérios problemas na cobertura dos laterais. Se estivéssemos jogando com uma equipe com mais qualidade, teríamos sérios problemas.

Precisamos de reforços, isso é notório. O próprio Zé Ricardo disse isso na entrevista coletiva após o jogo: “Pensamos sobre isso. Não tenho ainda esses nomes. O Giovanni, provavelmente, é um atleta que esperamos contar com ele. Breno, Ramon e Kelvin são atletas que dependem de avaliação. Queremos jogador para fortalecer nosso grupo”

Notas

Martín Silva 6,0 -Não teve trabalho algum no jogo. Não teve culpa no gol e não comprometeu.

Pikachu 4,0- Jogou quase como um ponta. Saiu muito para o jogo, entretanto foi mal. Teve duas chances para finalizar jogadas, mas falhou. Precisa melhorar na marcação.

Erazo 6,0- Não comprometeu. Porém tem dificuldade em sair jogando. Tem qualidade para lançar, porém precisa dosar, nem sempre dará para fazer isso.

Paulão 6,0- Dá alguns sustos, entretanto esteve no nível do companheiro. Apareceu por vezes no ataque com perigo. Precisa melhorar o entrosamento com Erazo e a saída de bola.

Desabato 4,0- Errou muito no jogo.  A mesma luta de sempre, porém não foi bem.

Wellington 4,0-Assim como o companheiro, muito mal. Errou passes bobos e acabou sendo substituído por Thiago Galhardo.

Thiago Galhardo 6,0- Deu mais movimentação  ao jogo, porém parece que não está bem. Acabou fazendo o cruzamento para o gol de Riascos.

Evander 4,0-Outro que se esconde do jogo. Pela posição que joga, precisa ser mais participativo. Apareceu no jogo cobrando duas faltas bizarras. Está dando brecha. Por sua sorte, o Giovanni Augusto se machucou, senão…

Wagner 4,0- Outro jogador que não consegue se destacar. Até pela idade, deveria ser o líder do time, mas não chama a responsabilidade. Saiu por contusão. Em seu lugar, entrou Riascos.

Paulinho 4,0- Uma atuação abaixo da crítica. Muito mal. Talvez, a sua pior partida com a camisa do Vasco. Em seu lugar entrou Rildo.

Rildo 6,0- Como sempre quando entra, dá opção e incomoda muito. Se machucou, porém foi para o sacrifício. Como o previsto por muitos vascaínos, será muito útil nessa temporada.

Rios 5,0- Vinha fazendo mais uma partida com selo de qualidade Rios, todavia foi premiado com um gol. Isso salvou seu cinco.

Riascos 6,0- Entrou, fez uma fumaça, mas se afoba em lances fáceis. Fez o gol da virada. Tem estrela o rapaz.

Zé Ricardo 6,0- Embora a equipe não tenha feito um bom jogo, Zé mexeu bem e foi premiado com a vitória. Com uma equipe limitada em mãos, precisa treinar demais. Quase tomamos dois gols de bola parada. Nos últimos jogos, tomamos cinco de cabeça. Mas Zé dá a impressão de ter o grupo na mão, e isso é fundamental para um treinador.

Na próxima rodada, o Vasco vai encarar o Boavista, no domingo, em Cariacica.

(+) Saudações Vascaínas (+)