Após o vice do Carioca e a eliminação da Copa do Brasil, o elenco do Vasco volta à campo nesse domingo para encarar a sua estréia no Brasileirão 2019 contra o Athletico — nunca vou me acostumar com esse h — em seu “campo de plástico” na Arena da Baixada.

Não é preciso nem falar que o time do Vasco é uma total incógnita. Se por um lado o time demonstrou raça e vontade no duelo contra o Santos, por outro mostrou continuar tropeçando na sua incapacidade técnica e tática, essa última sendo fruto de um trabalho com 4 meses fora da validade e com cheiro pra lá de podre de Alberto Valentim. E enquanto não achamos o novo líder da nossa nau, o técnico interino Marcos Valadares continua à frente do time.

Para esse próximo jogo, Valadares, além de ter que juntar os pedaços após duas seguidas decepções, também terá que lidar com o desfalque de 3 peças titulares: Rossi, Fernando Miguel e Leandro Castan. Outra baixa, essa aparentemente por opção do técnico, é do jovem Lucas Santos, que ainda não conseguiu demonstrar sua real qualidade nos profissionais — é verdade que muito por conta da qualidade dos jogadores à sua volta.

Com tudo isso, o time que deve ir para campo nesse domingo deve ser composto por: Alexander, Cáceres, Werley, Ricardo Graça e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro e Bruno César; Pikachu, Maxi López e Marrony.

Já do lado do Athletico, os paranaenses, que são líderes do seu grupo da Libertadores com  9 pontos, devem vir pra jogo com o time titular completo e como claros favoritos como donos da casa e por estarem em relativa boa fase. A principal preocupação para nós são Marco Ruben — argentino que já demonstrou ter faro de gol e saber se manter em forma, ao contrário de outros por aí — e o ponta Rony, que pode causar um grande alvoroço no nosso lado direito.

Se não bastasse isso tudo, o Vasco também tem um péssimo retrospecto na Arena da Baixada, o que deixa qualquer vascaíno com o dobro de preocupação e os cabelos em pé. Diante de todos esses fatores, acredito que se o Vasco conseguir beliscar um empate, já será um bom resultado, algo que me dói muito de dizer, uma vez que tenho total antipatia pelo time do Petraglia, o “Eurico sulista.”

/+/ Saudações Vascaínas /+/