Alguns ao lerem o título dessa coluna dirão que torcida não joga e não marca gols. Outros concordarão com a afirmativa do título. Entretanto, muitos refletirão sobre a afirmativa. Todavia, é importante analisar todo o contexto.

É sabido por todos a limitação do elenco montado para esta temporada. Muitos jogadores que envergam nossa armadura hoje em dia, não teriam condição alguma sequer de pisar em São Januário. Porém, o torcedor entendeu a importância de apoiar cada um, e assim, ajudá-los a superar a falta de qualidade técnica dando o seu melhor dentro de campo.

Confesso que desde 2009, não vejo uma participação tão intensa da torcida vascaína em apoio ao clube como em 2019.  Já se passaram dez anos e a torcida vascaína, mesmo com toda a adversidade, tem se mostrado muito solidária.

A nossa torcida é diferenciada. Dos gigantes brasileiros, o Vasco é o de mais tempo no ostracismo, acumulando três rebaixamentos e campanhas vexaminosas. Isso já seria motivo suficiente para desanimar seus abnegados seguidores, mas o vascaíno contraria todas as expectativas, parecendo até massa de bolo, quanto mais apanha, mais cresce. Ser torcedor “modinha” é mais fácil, afinal de contas, torcer para quem sempre vence é muito mais fácil, agora torcer para o Vasco tem sido de fato uma epopeia daquelas dignas de Homero. A torcida vascaína, além de ter a inteligência de um ateniense, tem a bravura de um espartano.  Mesmo recebendo vários presentes de grego durante todos esses anos, teve a capacidade intelectual de um ateniense para suportar as adversidades e a bravura de um espartano para vencer os obstáculos. Três dessa batalhas foram muito traumáticas (rebaixamentos), dizimando boa parte da esperança, mas assim como uma fênix renasce das próprias cinzas, o vascaíno renasce a cada manhã com a esperança de dias melhores.

Tem torcida igual? No Brasil, talvez não! Este ano, o torcedor tem comprado a ideia de que ele precisa ser o protagonista do clube. Desde o aumento do número de sócios torcedores, até ao financiamento do CT, nós temos sido protagonistas. Até a noite de ontem, o clube tinha arrecadado R$ 2,5 milhões em doações para a construção do CT, A MAIOR doação feita por torcida a um clube de futebol no Brasil. Aliás, até nosso mítico estádio foi construído pelos vascaínos.  Também até ontem, 11 mil ingressos foram vendidos para o confronto contra o Santos amanhã. Alguém duvida da lotação no Sábado? Segundo dados do Brasileirão, a nossa média de público como mandante é de 20.233 mil torcedores. Se levarmos em consideração a limitação da capacidade de São Januário, o Vasco tem uma excelente média, maior que os anos anteriores, por exemplo. Imagine essa torcida com um estádio maior e mais confortável?

Resultado de imagem para imagens AMOR PELO VASCO

Sinceramente, não consigo dimensionar o limite do vascaíno em amar esse clube. Num ano sem craques e destaques individuais, o torcedor é, sem sombra de dúvidas, o nosso melhor “jogador” (Desculpe, Tales) em 2019. Fazemos a diferença!

(+) Saudações Vascaínas (+)