Inicio a coluna com essa pergunta porque as expectativas em cima do novo jogador contratado são imensas. Martín Benitez chegou ontem ao Rio de Janeiro e já foi anunciado pelo Vasco como seu mais novo reforço. O argentino chega com pompa de campeão da Copa Sul-Americana de 2017, tendo boas atuações pelo seu clube de origem, o Independente da Argentina. Mas, ultimamente não vinha sequer jogando, estava mal e sem sequência no clube de Avellaneda. Pela entrevista do diretor executivo Mário André Mazuco, o jogador fez um esforço pra vir, pois além de mudar de ares, queria jogar no Vasco.

Um clube como o nosso, com muitas dívidas e dificuldades, precisa que o atleta queira jogar (como foi o caso de Guarín), pois, nosso clube não tem poderio financeiro para concorrer com nenhum outro por qualquer atleta. Montar uma equipe competitiva sem dinheiro é algo muito difícil, precisa de inteligência, competência, entender de futebol e ter boa lábia. Convencer um atleta jogar no Vasco atualmente parece ser uma das missões mais difíceis.

Aqui vai meu elogio ao diretor de futebol Mazuco, na medida do possível, fez boas contratações (trouxe German Cano e agora Benitez) e renovou com Guarín. Sabemos não ser o ideal, pois o Vasco tem algumas outras carências, como na zaga, lateral e meio, entretanto “dar o tiro certo” para “matar o tigre da falta de qualidade” tem que ter talento e competência no mínimo.

Resultado de imagem para martin benitez no vasco

Entretanto, vamos voltar a falar de Benitez. Seria o jogador o camisa 10 que buscamos há tanto tempo? Apresentarei alguns dados.

Segundo o banco de dados do site Transfermarkt, que analisou 99 jogos do reforço vascaíno, em 28 deles Martín se posicionou mais aberto pela esquerda, em 23 jogos atuou pela direita e em 19 como um segundo atacante, centralizado logo atrás do centroavante, o antigo ponta de lança aqui no Brasil. Em outras exibições, exerceu funções mais recuadas de meio de campo, tanto aberto quanto centralizado. Mas foram poucas, segundo o levantamento. O rendimento ofensivo também variou de acordo com essas mudanças. Em 2017/2018, seu ano goleador (13 gols), jogou basicamente pelos lados. Caindo pela esquerda, tinha facilidade de cortar para dentro e finalizar.

Fonte: Terra

De acordo com esse levantamento, podemos observar que Martín Benitez consegue fazer múltiplas funções no meio de campo, todavia, não parece ser o meia que tanto precisamos, porém, não quero dizer com isso que o Vasco contratou errado ou coisa do tipo, o que quero dizer é o seguinte, Martín NÃO É O 10 clássico. Ouvi num dos vídeos do canal Atenção Vascaínos um dos setoristas do Independente da Argentina afirmar que o jogador faria a função. Fui então assistir alguns vídeos do jogador. Em TODOS, se observa o atleta correndo e finalizando. Não observei em nenhum vídeo ele armando o time ou executando um passe clássico. Talvez, seja essa polivalência que o jogador tenha agradado Abel. Se diz muito no futebol moderno sobre a importância de se ter um jogador multiuso. É inegável sua qualidade. Quem sabe jogar NÃO desaprende. Tem torcedor inclusive, o comparando a Diego Souza, tipo essas comparações baseadas em superstições.

Porém, vamos aguardar o atleta estrear e ver se ele de fato consegue fazer a função que  tanto se espera. Desejamos sorte a Benitez! A torcida vascaína merece ser feliz!

(+) Saudações Vascaínas (+)