Resultado de imagem para imagens de cofres vazios

A pergunta inicial pode ser respondida por qualquer vascaíno de forma direta, seja os pessimistas, os realistas e até mesmo aqueles otimistas, pois todos nós almejamos títulos e uma grande temporada. O ano de 2017 foi um ano intenso, agitado e cheio de surpresas para a torcida vascaína. Tinha tudo para dar errado, entretanto conseguimos ao menos uma vaga para a pré-libertadores. Para 2018, o treinador Zé Ricardo não prometeu grandes reforços (estamos vendo, rs). Independente do elenco, de quem sair ou chegar, Zé Ricardo já prometeu que não faltará empenho e trabalho no Cruzmaltino, para quem sabe, brigar por coisas grandes na temporada, tendo como prioridade um título da Libertadores. Pensamento bem otimista para quem tem um elenco bastante limitado e que até agora fez parcas contratações, todavia entendo o posicionamento, pois não caberia o treinador falar outra coisa que não fosse isso. É um discurso protocolar.

Sem poder financeiro para grandes contratações, o Vasco irá apostar na garotada da base, que em parte, já surgiu bem em 2017 e apostando nos demais, que ainda não tiveram oportunidade como o atacante Hugo Borges e o zagueiro Ricardo Graça. No mercado, o Cruzmaltino está mapeando para encontrar boas opções que se encaixem no atual perfil financeiro do Clube, de preferência, atletas sem vínculo ativo com outros times, e pensando também, na permanência de jogadores que estão com empréstimos se encerrando e que estão nos planos para 2018. Dentro desta política chegaram, Desábato, Rildo e Thiago Galhardo (não oficializado ainda pelo clube).

Especula-se Renatinho ex Paraná, Thiago Martins ex Bahia, Airton ex Botafogo, Cristaldo ex Vélez, Kieza do Vitória, Patrick ex Sport e se fala em Robinho ex Atlético-MG que poderia vir com os salários bancados por um grupo de empresários que em troca disso estampariam o nome de uma empresa na camisa, todavia até o momento não passou de pura especulação do mercado. Até os jogadores que terão seus contratos vencendo ao final desse ano ainda não renovaram, mas com situação bem encaminhada como Breno e Ramon. Kelvin foi o único com o vínculo renovado por mais um ano. Já a renovação do volante Wellington ainda permanece em off. E ao que tudo indica, o pitbull da colina (Jean) não fica, mesmo o Corinthians demonstrando não ter mais interesse em contar com o jogador.

Todo torcedor do Vasco que converso anda um pouco preocupado com o ano que virá. Além dos problemas jurídicos referentes à eleição presidencial que atrapalham e muito o planejamento (algo que não vemos há anos em São januário), as contratações feitas até agora não empolgaram. A maior parte da torcida parece bastante desconfiada da qualidade dos jogadores contratados, confesso que até agora não encontrei um torcedor otimista que veja o Vasco com condições de disputar e vencer a Libertadores com este time. Enquanto os rivais da Liberta contratam bem e pontualmente, o Gigante da Colina parece o primo pobre, contratando jogadores bem modestos que não chegam a priori para serem titulares. É notório os problemas financeiros do clube e por isso não dará para fazer altos investimentos, porém o torcedor não quer saber, pois para ele é inadmissível ficar atrás dos outros. Talvez com um pouco de criatividade daria para trazer alguns bons jogadores, mas a atual diretoria parece não ter.

Ao que tudo indica, Thales, Jomar, Bruno Ferreira, Gilberto (acertou com o Fluminense) Manga Escobar, Éder Luís e Rafael Marques não permanecerão para a próxima temporada. Tenho certeza que para a maioria da torcida não deixarão saudades.

O coração vascaíno nos diz para esperarmos títulos e uma excelente temporada, mas a  razão me diz que na atual conjuntura e com o elenco que estamos montando, será um ano bastante difícil. Vamos torcer e REZAR para que os jogadores contratados arrebentem e joguem como nunca jogaram na vida  contribuindo de forma efetiva para o aumento da coleção de troféus de São Januário. Meu amigo me disse que tudo dará certo para nós. Vamos torcer!

(+) Saudações Vascaínas (+)