00004

Hoje o Saudações Vascaínas inaugura mais uma seção aqui na página e em suas plataformas digitais: “Jogos Memoráveis” trará à lembrança partidas inesquecíveis do Club de Regatas Vasco da Gama. Mais do que reviver alguns dos jogos mais marcantes da rica História do Gigante da Colina, a nova coluna convida seus leitores, a cada quinta-feira, a escrever depoimentos sobre suas próprias memórias daquele evento – se foi ao estádio na ocasião, algum fato pessoal que o marcou naquele dia, enfim, um sentimento… que não pode parar!

Na nossa estreia, relembro aqui um texto que escrevi em um ex-blog, há 9 anos, referente ao jogo Vasco 4×0 Ipatinga, pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2009. Mais do que as lembranças dos gols e jogadas do nosso time, assinalei minhas impressões e sentimentos em torno da torcida vascaína, que lotou as dependências do antigo Maracanã – foram cerca de 80 mil apaixonados! Eis a crônica:

“Meu nome é Mauro. Sou filho e neto de portugueses. Consequência disto, sou vascaíno. Gosto muito de futebol, mas não sou daqueles que frequentam estádios, pelos motivos de insegurança que todos conhecem. Mas, no último sábado, o sentimento era outro, de paz, de confiança, de alegria. Então, resolvi ir com meu irmão Maurício ao Maracanã.

00003

Estava certo: a festa estava garantida. Não falo do resultado do jogo, afinal, “futebol é uma caixinha de surpresas”. Estou me referindo à torcida do Vasco da Gama. Mais do que isso, ao tal sentimento dos fãs do clube da Colina, que desceram desta e de todos os cantos do Rio de Janeiro, num clima de êxtase coletivo, cheios de orgulho. Um orgulho ferido, é verdade (não se olvida que estamos na Segunda Divisão do Brasileirão). Entretanto, o que importava era provar para todos e para si mesmos que um amor não tem divisão – ao contrário, ele só faz somar.

Eu vi 80 mil pessoas (de bebês de colo a velhinhos que certamente viram o Ademir jogar) felizes, antes, durante e depois dos 90 minutos. Contentes por constatarem que o sentimento nunca parou.”

E você, vascaíno? Lembra desse jogo? Quais são os seus “Jogos Memoráveis”?

00001

/+/ Saudações Vascaínas /+/