Por Lucas Guimarães, um vascaíno apaixonado como eu e você
(Texto adaptado)
Calma, torcedor, o Vasco NÃO ESTÁ ACABANDO! Vocês tem essa impressão porque são os outros times que não pararam de andar. Vocês tão nessa pira recente porque o rival demorou, mas tomou jeito. Aí o desespero tomou conta. MAS…
Vamos aos fatos:
O Vasco esteve CONSTANTE negativamente em TODO século 21. Se fizermos um recorte honesto de 2001 até hoje, a gente consegue tirar 4 temporadas no mínimo decentes. São elas: 2001, 2006, 2007, 2011, 2012.
E olha que eu estou sendo generoso com três anos aí, porque na realidade 2001 foi uma grande decepção do início ao fim (com a exceção de final de 2000 que ocorreu em Janeiro do ano seguinte). Em 2006, terminamos em sexto no campeonato brasileiro e perdemos a Copa do Brasil para o rival. Em 2007, deixamos a ida pra Libertadores escapar no fim e ainda vimos o rival nos ultrapassando. Em 2012 idem, mas ficamos com o gostinho de que dava pra ter sido campeão da América e a campanha foi competitiva.
Imagem de um torcedor símbolo do Vasco, Caique.
Enquanto se passavam esses 20 anos, vimos a CBF unificar os títulos, permitindo o Palmeiras (antes considerado Tetra) ganhar mais 4 Brasileiros do dia pra noite e o Santos, que nunca tinha vencido o Brasileiro até 2002, do dia pra noite de Bi foi pra Octacampeão. O Fluminense tinha 1 Brasileiro, ganhou 2 e teve outro reconhecido. O Cruzeiro, outro que até 2003 nunca tinha vencido o brasileiro, ganhou 3 no século teve outro reconhecido. O Corinthians, Tricampeão até 2005, hoje virou Heptacampeão. O rival, Tetra até 2009, virou Hexacampeão. O São Paulo, Tricampeão até 2006, virou Hexacampeão.
Não existiam tricampeões da América e o Vasco estava ali no bolo do topo por conta do Sul-Americano de 1948. Aí São Paulo em 2005, Santos em 2011 e Grêmio em 2017 viraram Tri. Times insignificantes na cena internacional foram campeões. O Galo chegou em 2013, o Inter em 5 anos conseguiu um Bicampeonato. O Corinthians, levou em 2012. Palmeiras levou a de 2020. Urubu 2019. O desastre só não foi maior porque os astros não deixaram o Fluminense ser campeão em 2008.
Até 2001, mesmo com o Tri-vice pro rival no estadual, o Vasco estava BEM PERTO da dupla Fla-Flu em estaduais. Hoje estamos mais de 10 estaduais atrás do rival porque em VINTE ANOS nós só vencemos 3 vezes. O MÍNIMO seria ter vencido 5 das 20, que seria 25%, o que é dentro da média para um Estado com 4 grandes times.
O Vasco fez uma campanha muito digna na Libertadores de 2001 e depois DESAPARECEU das competições internacionais. Foram mais 2 aparições em 20 anos. O Vasco foi ultrapassado em número de jogos, de gols e de vitórias na competição pelo CLUBE ATLETICO MINEIRO que, com todo respeito aos amigos do Galão, é um clube que não tem nem 10% da nossa envergadura.
O Grêmio FALIU em 2004. Chegou na série B sem dinheiro pra montar um 11 inicial. Se reestruturou de dentro pra fora, EXPURGOU os velhos políticos do clube e hoje é um time que tem TUDO (inclusive títulos recentes). O Fluminense visitou o submundo da Terceira Divisão e conseguiu 3 grandes títulos nacionais no século. Só não virou bicampeão continental porque Deus ainda olha um pouquinho por nós.
O Vasco tinha vantagem no confronto direto contra 9 dos 12 grandes times Brasileiros. Hoje, ele é freguês de praticamente todos. O Vasco joga num estádio que é lindo, maravilhoso, charmoso, mas que além de não dar lucro, gera PREJUÍZO pros cofres do clube. O Vasco conseguiu a façanha de ELEGER DE NOVO o mesmo cara que, de 2001 até 2008, transformou o mais rico, próspero, temido e respeitado time do país, numa POCILGA atolada em dívidas trabalhistas. O homem ficou mais 3 anos no poder, rebaixou o clube outra vez e ainda articulou o golpe de 2018 como sua cartada final antes da morte. O clube que tinha a torcida mais crescente do final dos anos 90 passou a ver sua torcida envelhecer e ser igualada – talvez ultrapassada – pelas torcidas de São Paulo e Palmeiras.
O clube NÃO TÁ REGREDINDO, NEM DIMINUINDO, está PARADO. CONGELOU. E só! O resto do G12 apenas seguiu seu caminho natural. A diferença é que o vascaíno preferiu ficar ganhando semifinal de Taça Rio contra o Flamengo enquanto eles tentavam se realinhar. Muitos vascaínos acham que o Vasco tá definhando, quando na verdade são os outros que seguiram evoluindo, se organizando, enquanto estamos parados.
E agora que uns 8 ou 9 times do G12 abriram um CAMINHÃO de vantagem em cima da gente em tudo, o desespero de alguns é grande à ponto de depositar fichas em aventureiros que prometem time forte da noite pro dia. Entendo a dor e o desespero, mas sinto dizer que NÃO É ASSIM QUE O MUNDO GIRA. O Vasco vai ter que penar igual os outros penaram pra se readequar ao século 21. O Grêmio ficou 15 anos na fila e 10 se reorganizando. O Urubu ficou 6. E por aí vai.
Parem de achar que é o fim do mundo. O Vasco tem jeito! É começar o trabalho HOJE, recuperar 20 anos perdidos e chegar no meio dessa década competitivo como no passado. O Vasco não tá acabando. Ele tá parado. Os outros times apenas decidiram andar e não nos esperaram. Nosso papel é acordar e seguir o ritmo. É possível. É, inclusive, provável. Basta uma sequência de bons trabalhos.
(+) Saudações Vascaínas (+)
Deixe uma resposta