Comparando as campanhas feitas pelo Vasco no primeiro e, até aqui, no segundo turno, podemos observar uma melhora substancial em praticamente todos os aspectos.

Entretanto, a campanha ainda está longe de garantir uma comemoração por parte da torcida, da equipe e da diretoria.

Vamos aos números:

Pontuação: Comparando as 11 primeiras rodadas de cada turno, conseguimos 3 pontos a mais no 2º turno, ou seja, um total de 19 pontos, que somente foram alcançados na 13ª rodada do 1º turno;

Gols sofridos: Nesse quesito, fizemos a diferença. No 1º turno, para as mesmas 11 primeiras rodadas, sofremos 22 gols, ou seja, uma média de 2 gols por jogo. Já no segundo turno, sofremos apenas 9 gols nas primeiras 11 rodadas, o que significa uma média inferior a 1 gol por partida;

Gols Marcados: Embora o Vasco tenha evoluído bastante na defesa, o ataque não acompanhou essa evolução, principalmente pela lesão de seu principal atacante, Luis Fabiano. Assim, manteve a mesma média de 1 gol marcado por partida. (11 gols em 11 rodadas).

Aproveitamento: Até a 11ª rodada do 1ª turno, conseguimos um aproveitamento de 48,5% dos pontos disputados, uma vez que no 2º turno, o aproveitamento subiu para 57,6%. O aproveitamento geral, somadas todas as rodadas do campeonato é de 47,8% (43 pontos de 90 disputados). Já ao final do primeiro turno, era de 42,1% (24 pontos de 57 disputados). O que mostra a substancial queda que enfrentamos na segunda parte do 1º turno.

Ainda no quesito aproveitamento, a comparação com as performances experimentadas pelas outras equipes, expõem definitivamente a subida de produção da Vasco no campeonato, uma vez que, ao final do primeiro turno, o Vasco se mantinha na 12 posição e a campanha do segundo turno é, até o momento, a 4ª melhor campanha, a 3 pontos do 1º lugar (Botafogo).

Tanto como Mandante quanto como Visitante, temos a 10ª melhor campanha;

Confrontos: Com relação aos confrontos, o único adversário com o qual não conseguimos pontuar foi o Corinthians (graças ao gol de mão do Jô). Já os adversários para os quais não perdemos pontos, foram 3 (Fluminense, Avai e Atletico-GO). Contra 64% dos adversários, conquistamos 50% ou mais dos 6 pontos disputados (pelo menos 1 vitória) e contra os outros 36% não conseguimos nenhuma vitória.

Por tudo isso, conseguimos confirmar uma evolução que, se por um lado, não garante uma comemoração, por outro, passa um alívio maior para a torcida, pois afasta cada vez mais o risco de rebaixamento e nos dá condições de sonhar por uma vaga na Libertadores de 2018.

Saudações Vascaínas

Gráfico comparativo da evolução nos dois primeiros turnos

desempeho-r30

Números do Vasco no Campeonato

numeros-rodada30

Campanhas do Primeiro Turno (Fonte: UFMG)

primeiro-turno-r19

Campanhas do Segundo Turno (Fonte: UFMG)

segundo-turno-r11