O Vasco periga ir para o Z4 ou é Flapress?

São 4 jogos sem vitória. Muitos já apontam a possibilidade de queda do Vasco, mas o que podemos esperar? É cedo para pensarmos em Libertadores? Precisamos nos preocupar com o fantasma do rebaixamento? O que podemos aguardar da equipe oscilante de São Januário?

É notório que o Vasco é levado de maneira tendenciosa pela imprensa. Quando ganha, é demérito do adversário. Quando perde é vítima de chacotas por parte daqueles que se comprometem com a imparcialidade. Como André Rizek ressaltou na redação Sportv “… a imprensa carioca tem dificuldade de vibrar com algum clube que não seja o Flamengo”. No entanto, há de se separar o que é imprensa marrom daquilo que é verdade.

A verdade é que o Vasco vem apresentando uma campanha bastante irregular durante o campeonato. Fruto de diversos fatores: Falta de repetição de esquema, rodízio corriqueiro de jogadores, problemas físicos dos atletas (apesar do revolucionário CAPPRES), entre outros motivos. O certo é que há pouco para empolgar a torcida e fazê-la crer nas promessas de Libertadores dos Miranda.

O time oscila e muito. Vence times com plantel supostamente superior ao nosso para, em seguida, empatar ou perder, em jogos duríssimos, para times que tentam, ponto-a-ponto, se livrar da sombra da série B. Lembremos do péssimo jogo contra o São Paulo, muitos, inclusive este que vos escreve, contavam com os três pontos. Favas contadas, no entanto, mais um revez.

Hoje, nos deparamos, inclusive, com estudos que apontam o Vasco entre os prováveis 4 rebaixados para o próximo ano. No site da UFMG, o estudo de probabilidade lista os times mais prováveis a experimentar o descenso. São eles: Atlético Goianiense, virtualmente rebaixado, com 84,5%, seguido por Vitória com 60,3%, depois Avaí com 44,5% e, por último, São Paulo com 35,7%. Não tão longe, o Vasco figura em nono lugar nessa lista do azar, com 19,1%. Ganha de times como Chapecoense, Bahia, Ponte Preta e Coritiba, com diferenças pequenas, mas ainda relevantes.

Para a lista completa, acesse: http://www.mat.ufmg.br/futebol/rebaixamento_seriea/

O site Infobola, lista os mesmos times acima. No entanto, os números são ainda maiores. Já o site Chance de Gol, coloca o Vasco entre os 4 principais times que lutam contra o Rebaixamento. Segundo o site, os times que devem abrir o olho o quanto antes são: Atlético – GO (98,3%), Avaí (79,9%), Vitória (70.8%) e Vasco (33%). Seguidos por Chapecoense e Coritiba. São Paulo figura com uma surpreendente 7a colocação neste ranking de virtuais rebaixados.

Não há como entender tamanha discrepância entre Infobola e demais estudos. O que nos leva a crer que ou o site levou em consideração variáveis diferentes (como descensos anteriores por exemplo) ou metodologia distinta, podendo até mesmo ter incorrido naquilo que Rizek ressaltou. Talvez, haja mesmo uma má vontade com o Gigante da Colina.

Segue link para as 3 análise: http://globoesporte.globo.com/blogs/pombo-sem-asa/post/lembra-deles-matematicos-ja-calculam-chances-e-riscos-no-brasileirao-2017.ghtml

Contra o Bahia, teremos a estreia de Anderson Martins. Espero que o tempo na Ásia não o tenha feito esquecer o futebol tal qual fez com Muriqui. Precisamos, com urgência de solidez defensiva para, quem sabe, almejar voos mais altos.

Saudações Vascaínas

Deixe uma resposta

Recent Posts

Mídias Sociais

Eventos

Descubra mais sobre Saudações Vascaínas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading