São 4 jogos sem vitória. Muitos já apontam a possibilidade de queda do Vasco, mas o que podemos esperar? É cedo para pensarmos em Libertadores? Precisamos nos preocupar com o fantasma do rebaixamento? O que podemos aguardar da equipe oscilante de São Januário?
É notório que o Vasco é levado de maneira tendenciosa pela imprensa. Quando ganha, é demérito do adversário. Quando perde é vítima de chacotas por parte daqueles que se comprometem com a imparcialidade. Como André Rizek ressaltou na redação Sportv “… a imprensa carioca tem dificuldade de vibrar com algum clube que não seja o Flamengo”. No entanto, há de se separar o que é imprensa marrom daquilo que é verdade.
A verdade é que o Vasco vem apresentando uma campanha bastante irregular durante o campeonato. Fruto de diversos fatores: Falta de repetição de esquema, rodízio corriqueiro de jogadores, problemas físicos dos atletas (apesar do revolucionário CAPPRES), entre outros motivos. O certo é que há pouco para empolgar a torcida e fazê-la crer nas promessas de Libertadores dos Miranda.
O time oscila e muito. Vence times com plantel supostamente superior ao nosso para, em seguida, empatar ou perder, em jogos duríssimos, para times que tentam, ponto-a-ponto, se livrar da sombra da série B. Lembremos do péssimo jogo contra o São Paulo, muitos, inclusive este que vos escreve, contavam com os três pontos. Favas contadas, no entanto, mais um revez.
Hoje, nos deparamos, inclusive, com estudos que apontam o Vasco entre os prováveis 4 rebaixados para o próximo ano. No site da UFMG, o estudo de probabilidade lista os times mais prováveis a experimentar o descenso. São eles: Atlético Goianiense, virtualmente rebaixado, com 84,5%, seguido por Vitória com 60,3%, depois Avaí com 44,5% e, por último, São Paulo com 35,7%. Não tão longe, o Vasco figura em nono lugar nessa lista do azar, com 19,1%. Ganha de times como Chapecoense, Bahia, Ponte Preta e Coritiba, com diferenças pequenas, mas ainda relevantes.
Para a lista completa, acesse: http://www.mat.ufmg.br/futebol/rebaixamento_seriea/
O site Infobola, lista os mesmos times acima. No entanto, os números são ainda maiores. Já o site Chance de Gol, coloca o Vasco entre os 4 principais times que lutam contra o Rebaixamento. Segundo o site, os times que devem abrir o olho o quanto antes são: Atlético – GO (98,3%), Avaí (79,9%), Vitória (70.8%) e Vasco (33%). Seguidos por Chapecoense e Coritiba. São Paulo figura com uma surpreendente 7a colocação neste ranking de virtuais rebaixados.
Não há como entender tamanha discrepância entre Infobola e demais estudos. O que nos leva a crer que ou o site levou em consideração variáveis diferentes (como descensos anteriores por exemplo) ou metodologia distinta, podendo até mesmo ter incorrido naquilo que Rizek ressaltou. Talvez, haja mesmo uma má vontade com o Gigante da Colina.
Segue link para as 3 análise: http://globoesporte.globo.com/blogs/pombo-sem-asa/post/lembra-deles-matematicos-ja-calculam-chances-e-riscos-no-brasileirao-2017.ghtml
Contra o Bahia, teremos a estreia de Anderson Martins. Espero que o tempo na Ásia não o tenha feito esquecer o futebol tal qual fez com Muriqui. Precisamos, com urgência de solidez defensiva para, quem sabe, almejar voos mais altos.
Saudações Vascaínas
Deixe uma resposta