Por Guto Correia

Vascoxflamengo

Amanhã, às 18h30, o Vasco enfrenta o Flamengo pelo campeonato Carioca. O time da Gávea segue invicto na competição (a única derrota foi contra o Fluminense, na final, nas penalidades). O clássico dos milhões será em Brasília. Devido aos repetidos problemas quanto a duas grandes torcidas em clássicos no estado do Rio de Janeiro, Brasília torna-se uma resposta óbvia, devido aos públicos recentes em jogos de ambas as equipes.

O clássico, que será transmitido apenas pelos canais Premiere. Contará com um Flamengo sem Diego e Guerreiro e, no caso do Gigante da Colina, sem Kelvin, Wagner, Rodrigo, Luan e Martín Silva. Guerrero, Diego e Martín estarão servindo suas respectivas seleções nas eliminatórias da Copa da Rússia. Vale ressaltar o excelente trabalho de Tite frente à seleção brasileira, mas também o trabalho uruguaio, que conta com o arqueiro vascaíno, ambos disputando as 2 primeiras posições nas eliminatórias.

Voltemos ao clássico. O Vasco, com novo técnico, vem com desfalques significantes em setores decisivos. A zaga, sem os frequentes Luan e Rodrigo, está sendo guardada por Rafael Marques e Jomar. Os supostos reservas conseguiram um feito inédito neste ano: Não levar gol em dois jogos consecutivos. Tal marca é motivo de tristeza para qualquer vascaíno, afinal, sua zaga titular foi vazada em quase todos os jogos. No entanto, Rafael e Jomar tem mostrado algo diferente: o famoso feijão com arroz, o básico. Alguns inclusive solicitam a substituição de Rodrigo por Jomar… Seria atrevimento?

No meio, o caso é ainda mais preocupante (se é que é possível). A ausência de Kelvin, que vinha fazendo excelente dupla com Gilberto, continua a pesar. No entanto, a última apresentação de Yago Pikachu na posição acalentou o coração vascaíno. Pikachu compensou a falta de habilidade (que Kelvin apresenta) com entrega e objetividade. Foi preponderante na vitória mediante o Madureira, time que empatou com o campeão da Taça Guanabara, vale lembrar.

Além da direita, temos o problema da escalação de Andrezinho pela meia esquerda. André não tem mais o mesmo pique que já apresentou, também não atua na posição há anos. Dessa forma, no jogo contra o Madureira, cadenciou muito as jogadas e foi protagonista de um festival de passes errados. Acredito que Milton ouse mais uma vez. Manga Escobar, pela primeira vez desde o erro enfadonho que cometeu ao colocar a mão na bola dentro da área em lance bobo, foi relacionado. Não duvido que apareça, ao menos, no meio do jogo, no lugar de Andrezinho. Acredito ainda que seja muito mais agudo que o meia e, segundo a mídia, ainda é melhor que o colombiano rubro-negro.

Por fim, acredito que é chegada a hora de escalarmos 2 jogadores no ataque (o segundo podendo ser Manga), dado o que Luis Fabiano tem sofrido, isolado na área adversária. São inúmeros os cruzamentos sem qualquer objetividade em TODOS os jogos, sejam contra times mais fortes ou fracos. É chegada a hora de Fabuloso contar com um “escada” como se referem no humor, para poder implacar seu “caô”. Que o artilheiro comece sua próspera jornada pelo Gigante da Colina com um gol no maior rival. Quem sabe uns dois?

Saudações Vascaínas