Na atual situação que o Vasco se encontra, com um elenco cheio de barangas, é inevitável lembrarmos e sentirmos saudades do passado recente do clube. Há um pouco mais de 6 anos atrás, o Vasco conseguia seu primeiro título da Copa do Brasil, e o melhor de tudo, jogando bem.
O elenco atual conta com 3 jogadores que estavam presentes na final: Anderson Martins, Ramon e Eder Luís. Também sabemos onde nossos ídolos Juninho e Felipe estão hoje após a aposentadoria. Outros, sabemos onde estão pela passagem de sucesso por outros clubes, mas por onde andam os outros jogadores escalados para aquela final? Foi o que descobrimos e vamos lhe contar agora:
- Fernando Prass – Aclamado por muitos e criticado por alguns, o Prass saiu do Vasco em 2012 rumo ao Palmeiras, onde foi campeão da Copa do Brasil em 2015 e do Brasileiro em 2016. Hoje disputa vaga de titular com o também ótimo goleiro Jaílson.
- Dedé – Nosso grande zagueiro “Mito”, Dedé foi vendido para o Cruzeiro em 2013 para sanar problemas financeiros no clube. Na Toca da Raposa, foi bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, até ter uma grave lesão no joelho no final daquele ano. Desde então, Dedé vem travando batalhas contra o problema de lesões.
- Allan – Revelação da base do Vasco, Allan foi muito útil como um jogador coringa, uma vez que era volante e terminou a Copa do Brasil fazendo muito bem a posição de lateral direito, graças à uma lesão do Fagner. Foi vendido em 2012 para a Udinese da Itália, onde foi aclamado pela torcida e imprensa italiana. Após grandes apresentações, Allan foi vendido para a Napoli em 2015, onde está até hoje como titular absoluto.
- Márcio Careca – Também conhecido como MCCCCX (quem conhece, sabe), Márcio era odiado por muitos torcedores, ao mesmo tempo que era um jogador folclórico. Saiu do clube em 2012, e passou pelos clubes Mirassol, Ceará, Santo André e por último Marcílio Dias, quando decidiu se aposentar em 2014.
- Rômulo – Também revelado pelo Vasco (apesar de ter passado apenas um ano pela base do Vasco antes de subir pros profissionais), Rômulo era um dos jogadores mais aclamados daquele elenco por ser o carregador do piano daquele time. Em 2012 foi vendido para o Spartak Moscou da Rússia, onde manteve o bom rendimento e foi convocado para a seleção. Infelizmente sofreu uma lesão ainda no seu primeiro ano, e acabou perdendo vaga na seleção para a Copa de 2014. Hoje se encontra no nosso maior rival, o que grande parte da torcida considerou como uma traição, apesar do jogador alegar que ninguém do Vasco o procurou.
- Eduardo Costa – Após um bom início de campanha, sendo campeão com o Vasco jogando muito bem, Eduardo Costa foi perdendo o ritmo das boas atuações e caiu de nível, perdendo vaga no elenco futuramente pra Nilton e Fellipe Bastos. Saiu do clube em 2013 para o Avaí, onde ficou até 2015, quando decidiu se aposentar.
- Fellipe Bastos – Mais conhecido por suas dancinhas do que por sua habilidade, Fellipe Bastos sofreu altos e baixos no Vasco, mas principalmente baixos. Teve contrato com o clube até 2015, mas foi emprestado para Ponte Preta e Grêmio em 2013 e 2014 após falhar várias vezes seguidas e receber a perseguição da torcida. Foi então vendido para o All Ain dos Emirados Árabes, foi para o Baniyas do mesmo país em 2016, e acabou voltando ao Brasil nesse ano para o Corinthians, onde é banco vitalício no provável campeão brasileiro de 2017.
- Diego Souza – Nosso camisa 10 até 2012, foi vendido para o Al-Ittihad dos Emirados Árabes, onde o Vasco tomou uma pernada dos sheiks e não recebeu um tostão e precisou recorrer à FIFA. Depois, Diego passou por Cruzeiro, onde foi campeão Brasileiro em 2013 mas sem grande destaque, Metalist- RUS, Fluminense, e Sport, onde hoje é ídolo e passa por uma das suas melhores fases na carreira, com grandes chances de ser chamado para a Copa por Tite no ano que vem.
- Bernardo – Xodó da torcida em 2011, Bernardo perdeu seu prestígio aos poucos por seu temperamento e falta de cabeça. Foi emprestado para Santos, Palmeiras e Ceará. Em 2015 recebeu nova chance no Vasco, mas não respondeu à altura e foi para a Coréia do Sul. Em 2016 voltou ao Brasil pelo Coritiba, e no começo de 2017 jogou o Paulistão pelo Botafogo-SP. Hoje, aos 27 anos, está sem clube e provavelmente se perguntando onde foi que errou.
- Alecsandro – Artilheiro da Copa do Brasil de 2011, caiu de produção na sequência e perdeu vaga em alguns jogos para o Élton. Já em 2012, foi apelidado de “Cone Maldito”, pois só conseguia fazer gols embaixo da trave. Passou por Atlético-MG em 2013, onde foi campeão da Libertadores (no banco), Flamengo em 2014, Palmeiras de 2015 à 2016, onde foi campeão da Copa do Brasil e do Brasileiro (de novo, sendo banco). Hoje está no Coritiba, NO BANCO.
- Élton – Também chamado de “Pelélton” por parte da torcida, foi o 2º maior artilheiro do Vasco nesse século. Após o Vasco querer renovar um empréstimo com Élton ao invés de comprá-lo, o jogador, magoado, resolveu ir para o Corinthians em 2012, onde foi campeão da Libertadores de 2012 sendo reserva. De lá pra cá, teve uma queda na carreira e passou pelos clubes Vitória, Naútico, Al-Nassr, Flamengo, Vitória novamente, JEF United, Red Bull Brasil, e hoje se encontra jogando a série B pelo Ceará.
E aí, sentem falta de algum desses jogadores? Nos digam nos comentários.
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Deixe uma resposta