Para soltar o grito da garganta !!!

Uma vitória entalada, engasgada, que não saía da garganta do sofrido torcedor vascaíno. Um ano complicado, se tornando desnecessariamente sofrido. Um time que entregou pontos preciosos contra Grêmio e Atlético-PR, apesar de boas partidas em sequência, sofria com a falta de confiança geral.

E tinha que ser hoje. Deveria ser hoje !!! Penúltimo jogo em casa, antes de enfrentar o virtual campeão da temporada. Um São Paulo tão remendado como a gente, entrando numa crise gigante após deixar o G-4, após ter sido líder por várias rodadas, com treinador demitido e remendos ainda não curados.

E assim foi !!! Com um primeiro tempo de encher os olhos, quando o time quase não errou, criamos uma pequena vantagem e desperdiçamos contra-ataques que deveriam deixar o jogo resolvido bem antes. Mas uma partida, até então, primorosa do esquadrão vascaíno.

Enfim, veio o segundo tempo. Voltou o roteiro de série dramática do Netflix. O time recuou, chamou o São Paulo demais para dentro do seu campo e, até os 25 minutos da segunda etapa não havia conseguido nenhum contra-ataque decente, que desse medo ao time adversário e prendesse seus jogadores longe de nossa área.

Após o grito vindo da arquibancada, quase que em tom de cobrança por ofensividade, o 12º (e principal) jogador do Vasco fez valer a sua vontade de não ver um time covarde, como andava vendo em outros jogos, e empurrou o time para enfileirar e desperdiçar contra-ataques em sequência, com desperdícios de Thiago Galhardo, Kelvin e o portentoso Caio Monteiro (ainda não entendo a insistência com ele).

No fim, no apagar das luzes, lá “na bacia das almas”, o que começou como uma tentativa de prender a bola no ataque se transformou numa tabelinha de almanaque entre Maxi (o gênio) e Pikachu, para fechar o caixão e afastar muitas das chances de rebaixamento do Vasco.

Por fim, a explosão e festa na arquibancada, com o grito de garra dos jogadores extasiados pela vitória, foram o resumo do que foi essa vitória: quase um grito de alforria e de Liberdade.

Atuações e Notas:

Fernando Miguel: Nosso Viking brasileiro salvou numa defesa espetacular aos 42 do 2º Tempo, quando o jogo ainda estava 1×0. Merece a titularidade, hoje. NOTA 10.

Luiz Gustavo: Nosso ícone de raça e entrega. Se falta habilidade, sobre disposição. Ganhou todas de Nenê e do marrento, mas que “joga nada”, Everton. NOTA 8.

Werley: Muita seriedade e capacidade de cobertura. NOTA 7

Castan: Ganhou todas dos centroavantes adversários. NOTA 7

Henrique: Se não ajudou, também não comprometeu. NOTA 6

Desábato: Muita disposição e belo posicionamento. Com ele em campo, Andrey cresce. NOTA 7

Andrey: Bela partida na armação e viradas de jogo, premiada com um grande gol. NOTA 7

Thiago Galhardo: O melhor do time em campo, distribuindo bem o jogo no ataque, marcando a saída de bola adversária e dando velocidade ao time. NOTA 9.

Kelvin: A sua melhor partida no ano, principalmente no primeiro tempo. NOTA 7

Pikachu: Jogou mal ofensivamente, mas cumpria muito bem sua função tática. Como sempre, premiado com gol por saber se posicionar ofensivamente. Tabela de manual com Maxi. NOTA 8

Maxi: Parece que joga de terno. Todas as bolas que chegam a ele, voltam com tratamento fino para os companheiros de time. Fez o pivô lindamente para prover Pikachu de uma assistência das famosas “faz e me abraça”. NOTA 9.

Henriquez: Mal deu tempo de ser percebido em campo. SEM NOTA

William Maranhão: Entrou no lugar de Desábato e também não foi notado. SEM NOTA

Caio Monteiro: Não entendo a insistência nele. Desperdiça tudo que tenta. NEM PRECISA DE NOTA

COMISSÃO TÉCNICA: Apesar do recuo excessivo do time no segundo time, fez uma das melhores partidas em termos de segurança e com uma bela saída de bola da defesa para o ataque. Deveria ser assim quase todo jogo…. NOTA 6

 

P.S.: Amigos, falta pouco. Esse Z-4 não nos merece. O Vasco é grande demais para passar por isso tudo. Vamos nos unir nesse fim de ano em prol do que precisamos fazer. Depois, discutimos política e inimizades.

 

/+/ SAUDAÇÕES VASCAÍNAS /+/

Deixe uma resposta

Recent Posts

Mídias Sociais

Eventos

Descubra mais sobre Saudações Vascaínas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading