Nesses últimos dias estamos focados em resultados na Libertadores, os objetivos alcançados por Zé Ricardo e política. Deixamos passar algumas coisinhas que devem ser comentadas. Vou iniciar essa coluna falando sobre o nosso menino prodígio.

Paulinho

É notório que Paulinho vem numa crescente. Já apresenta números invejáveis: 2 gols e 2 assistências em 3 partidas da Libertadores. Números que superam, inclusive, as primeiras apresentações do craque Neymar. Neymar, com 19 anos (Paulinho tem 17), balançou as redes apenas uma vez nas primeiras 3 partidas que participou.

As apresentações do menino da base vascaína, além de empolgar a torcida, chamam a atenção da imprensa internacional. Ontem, o diário espanhol As, citou o ponta como a nova jóia brasileira, colocando-o num patamar acima de meninos como Lincoln, do Flamengo. Além disso, evidenciou que as grandes equipes da Espanha já estão de olho na nossa pérola da base.

Paulinho completa 18 anos em julho, justamente na abertura do mercado internacional. Acredito que esse seja o último ano do menino no Vasco. Espero, ao menos, que vendamos por valor justo e não tenhamos que pagar o valor quase integral a seu agente.

Yago Pikachu

É inegável a melhora no desempenho do lateral direito. Com isso, a diretoria já acena com uma renovação de contrato, que acabaria no final de 2018. O salário de Pikachu é considerado baixo frente aos demais (cerca de R$60 mil) e há bastante espaço para a renovação sem grandes gastos. Ao que tudo indica a renovação será por 2 anos. Merecido.

Giovanni Augusto

Veio sem muito alarde o meia Giovanni Augusto. A priori deve competir com Evander e Galhardo por uma vaga na meiúca. Esperamos contar com aquele jogador inteligente que o Galo utilizou em 2015. Caso se apresente dessa forma, tem muito a acrescentar ao time.

Zé Ricardo e jogadores que ainda não estrearam

O time está com uma sintonia que empolga, é certo. Como noticiado aqui, parece que a saída de Nenê trouxe leveza aos vestiários. No entanto, não podemos esquecer que ainda contamos com importantes armas que muito podem acrescentar a esse elenco. Por exemplo:

Kelvin – O jogador vinha numa crescente quando se machucou em 2017. Ocuparia a posição de Wagner. No entanto seria mais agudo e rápido. Trazendo um estilo similar ao do Paulinho para o outro lado do campo. Pode ser interessante para os jogos mais truncados.

Ramon – Apesar da excelente fase de Henrique, ainda considero Ramon titular na lateral esquerda. Pode crescer muito na dobradinha com Ricardo Graça (que sai muito bem com a bola). Pode deixar a lateral esquerda ainda mais mortífera do que vem sendo.

Breno – Erazo veio para ser titular. No entanto, devido a alguns erros e, principalmente, à expulsão no jogo em casa contra o Universidad Concepción, perde espaços a olhos vistos para Ricardo Graça (que também ocupa a zaga no lado esquerdo). Dessa forma, na zaga do lado direito, Breno surge com força e pode vir a integrar boa dupla de zaga com o menino da base. Podemos vislumbrar uma zaga inteligente com boa visão de jogo e saída de bola com os 2.

Atacante

Por último, é de suma importância a contratação de um atacante. Precisamos de uma referência na área que claramente não são Ríos (apesar de taticamente muito bem) e Riascos. Aliás não sei como a torcida vascaína consegue se empolgar com o folclórico colombiano. Fraquíssimo. Perde diversos lances de gol ao se enrolar com a bola.

Juiz

Atenção ao juiz do jogo de volta. Muitos foram os comentários sobre sua índole e constante hábito de favorecer os times de casa. Precisamos de atenção redobrada.

Saudações Vascaínas