Sem grandes expectativas, mas com esperança de dias melhores.
É com esse espírito que o vascaíno inicia 2019. Se o ano passado foi turbulento dentro e fora de campo, a hora é de sacudir a poeira e dar a volta por cima! De encarar a realidade de modo sereno, mas com ousadia.
A partir do próximo dia 20, o Vasco da Gama encara seu primeiro desafio na temporada de futebol profissional: a estreia no Campeonato Estadual será contra o Madureira. Tá certo, não é lá grande coisa, mas é necessário começar com o pé direito: mais do que os 3 pontos, o Vasco busca ganhar autoestima! E, se há uma real chance de erguer uma Taça em 2019, trata-se do Estadual.
No início de fevereiro (ainda sem data definida), a partida inaugural da Copa do Brasil será contra o Juazeirense, da Bahia. Outro compromisso que demanda bom resultado, seja pela classificação para a próxima fase, seja para evitar o dissabor de uma desastrosa eliminação precoce.
Em abril, o Gigante da Colina começa sua caminhada no Brasileirão. Acho que nem o vascaíno mais otimista acredita em chance de título, infelizmente. Mas, se formarmos uma base sólida no primeiro trimestre, é possível sonhar com uma campanha digna, sem sustos, ao contrário do que ocorreu em 2018.
Na última década, alternamos anos na Série B com outros em que a ilusão de disputarmos torneios internacionais nos custava (ou quase) novas quedas de divisão. Desta vez será diferente: sem viagens ao exterior para viver fantasias intangíveis para o momento atual, o Vasco poderá focar nas seguintes metas:
– Consolidação de um time decente, com padrão de jogo mantido, independentemente de que estiver no comando técnico;
– Fortalecimento do sistema defensivo, de modo a não tomar a quantidade absurda de gols que levou em 2018;
– Maior utilização da base, com aproveitamento dos jovens revelados na Copa São Paulo e em outros torneios de juvenis;
– Modernização de São Januário, que deve continuar sendo nossa principal casa, principalmente nos jogos do Brasileirão;
– Comportamento mais ousado nos jogos em que for visitante, fundamental para que consigamos melhor desempenho nas competições nacionais.
Enfim, o vascaíno sabe que alcançar todos esses objetivos não será tarefa fácil. Mas não custa sonhar com um 2019 mais feliz para nossa imensa torcida!
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Deixe uma resposta