Talvez eu devesse escrever hoje sobre a expectativa do torcedor vascaíno para o jogo de amanhã, que pode valer uma vaga na final da Taça Guanabara. Ou pela sua preocupação com a fragilidade técnica do Vasco, aparentemente exposta na medíocre apresentação do time contra o inexpressivo Juazeirense, pela Copa do Brasil. Ou ainda por notícias veiculadas ontem acerca de um possível pedido de impeachment do presidente do clube, Alexandre Campello.
Desculpem-me a omissão, mas não me sinto à vontade para cumprir hoje minha semanal missão aqui no Saudações Vascaínas. Tenho me sentido muito triste nos últimos dias, diante de tantas notícias trágicas em sequência.
A morte não é triste, em si. Ela é um fato inevitável, que acomete a todos os seres humanos, igualando-os em suas desigualdades. Triste é a ausência. Triste é a saudade. Triste é quando ela é precedida pelo descuido, pelo descaso, pela omissão, pela negligência, pela falta de bom senso, pela injustiça, pela arrogância, pelo abandono.
Não me refiro a nenhuma fatalidade em especial, nem tenho a pretensão aqui de apontar culpados ou de cobrar nada de ninguém.
Aos vascaínos, aos “não-vascaínos” e aos que nem ligam para futebol só peço o seguinte: não deixem de abraçar e de declarar seu amor às pessoas por quem mais estimam. Ajam com sinceridade e honestidade uns com os outros. Sejam tolerantes com os diferentes, por mais que isso, a diferença, os incomode. Perdoem. Sempre. E de coração, mesmo que sua alma tenha sido ferida.
Pode ser piegas. Acho até que é. Mas, cada vez mais neste mundo “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade, não há”.
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Não há muito o que dizer. Rivalidade sempre. Inimizade, jamais. Alias, aquela é o maior mover-se de um clube grande. Mas a vida não é um Vasco x Flamengo… sequer…. não deveria, na minha visão. Observação, meu amigo, se me permite, tentei a CBN hoje cedo…mas é difidif. Já sinto falta do El carecon… Boechat. Deus conforte o coração dos familiares e amigos das vítimas de Brumadinho, das enchentes de semana passada no Rio….dos meninos do Flamengo……SV.