O mês de Outubro será decisivo para confirmar as reais pretensões do Gigante da Colina no Campeonato Brasileiro. O time comandado por Ramon iniciou bem acima das expectativas, hoje ocupa a quinta colocação com 18 pontos, apenas 6 atrás do líder Atlético/MG e, não fossem alguns tropeços bobos, poderia estar dividindo a primeira posição com os mineiros.
Acontece que, em Outubro, o Vasco terá a sequência mais complicada dentro da maior competição nacional. Nas 11 rodadas, o Vasco atuou seis vezes em São Januário e cinco fora, dessas cinco, duas foram no Rio de Janeiro (Maracanã e Engenhão). O elenco viajou para fora do Estado em apenas três ocasiões (Ceará, Santos e Coritiba). Em Outubro, essa rotina será diferente:
13 ª rodada – 04/10 – Atlético/MG x Vasco
14ª rodada – 07/10 – Bahia x Vasco
15ª rodada – 10/10 – Vasco x Flamengo
16ª rodada – 15/10 – Vasco x Fortaleza
17ª rodada – 18/10 – Internacional x Vasco
18ª rodada – 21/10 – Vasco x Corinthians
Teremos três jogos em um intervalo de seis dias, além de o nível dos adversários aumentarem também. Começaremos a enfrentar os clubes mais bem colocados na tabela. O primeiro desafio é logo no próximo domingo, quando iremos enfrentar o Atlético/MG, líder isolado do campeonato, no Mineirão. Teremos, ainda, a mesma quantidade de jogos em casa e fora, sendo que um dos jogos em casa é um clássico.
Eliminado da Copa do Brasil, o Gigante tem Campeonato Brasileiro e Sul-Americana para disputar. A Sul-Americana ainda não tem data para retornar, mas as notícias dão conta de que a competição deverá retornar em Outubro, ou seja, o Vasco pode ter, pelo menos, mais um jogo no mês, o que completará um total de sete jogos. Não parece, mas é muita coisa. Isso pode vir a ser um problema, pois, como temos visto, praticamente toda rodada, precisamos ter jogadores poupados. Entendemos que é preferível poupar jogadores de um ou dois jogos, do que perdê-los por meses por conta de contusões musculares. Porém, com um elenco tão enxuto, poupar jogadores é uma tarefa árdua demais.
Não faltam ingredientes para mostrar que o mês de Outubro será de extrema importância para o Gigante da Colina. Será, de fato, uma prova de fogo. E não apenas para o clube, como também para Ramon e cada atleta do elenco. Onde esperamos que o todos sigam se superando e mostrem que não estamos ocupando as primeiras colocações por acidente. Que Outubro seja de coragem, superação e vitórias. Que os banhos de água fria sejam nos adversários, dessa forma, seremos aprovados!
/+/Saudações Vascaínas/+/
Parabéns, Rodrigo. Excelente constatação. É só de fato olhar a tabela. E vive o Ramón um momento que pode ser decisivo para que fique mais próximo do “céu” ou do “inferno”…até mesmo um “purgatoriozinho”, quem sabe, o tal “prestígio”. E perpassa com certeza pelas suas convicções. Se ele tiver cacife para dirigir o time, deverá treinar (estar treinando) de maneira a mudar peças; e mais que isso: alterar o esquema tático, se quiser ganhar asas para o firmamento; do contrário, penso, o cheiro do enxôfre do subsolo de demitidos ficará cada vez mais ameaçador…Oxalá tenha sabedoria, discernimento e coragem para mudar o que tem prá ser mudado.
isso, Rodrigo. Parabéns pela constatação “nua e crua”. As pedras a serem dilapidadas são bem mais difíceis agora. Esse mês é o decisivo. Seria uma espécie de “outubro” vermelho, apesar de rosa ser a cor a lembramos todos no combate ao câncer de mama, especialmente devastador na vidas das mulheres. Aduza-se, na minha opinião, a ebulição gerada pela política, diante da iminência do pleito (apenas uma sema após essa sequência inglória que o Vasco terá que passar). Oxalá o Gigante passe pelos seus próximos adversários com pontuação elevada, ao mesmo tempo em que não sinta os bastidores do pleito de 7 de novembro. SV.