E a estreia na temporada 2018 em jogos oficiais não poderia ter sido pior. Jogando em casa com os portões fechados, o Vasco perdeu para o Bangu por 2×0  pelo campeonato carioca. Com Gols marcados por Rodney aos 41 minutos do 1º tempo e Anderson Lessa aos 37 do 2º tempo, a equipe banguense bateu facilmente o Vasco da Gama. Que tiro foi esse? Foram dois do Bangu!

Mesmo com uma preparação indevida, graças ao tempo curtíssimo, a equipe não demonstrava vontade e gana para vencer a partida. Desde o início do jogo, parecia com sono e desmotivada. Não se pode dizer que os jogadores não se conheciam, pois a base da equipe titular foi mantida. Do ponto de vista tático e técnico a equipe esteve muito abaixo e não apresentou nada de novo. A atuação de hoje foi muito preocupante deixando o torcedor vascaíno de cabelo em pé, pois se seguirmos ao pé da letra aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”, o Vasco deixou uma péssima impressão. Todavia o goleiro e capitão Martín Silva tentou justificar a derrota ao fim da partida dizendo: “Estamos nos preparando para Libertadores, para a temporada. Carioca começa com 15 dia de treinos. Não tem como. Por isso não dão prioridade. É preciso planejar a temporada toda. Estreamos dois zagueiros e temos mais jogadores para entrar.”

Porém ficou evidente que os problemas políticos influenciaram a atuação do time. Na mesma entrevista Martín também falou: “Sim, estamos incomodados. Não ficamos sabendo das coisas. Não sabíamos se tinha jogo, se tem passagem. Isso dói. Estamos dando o máximo, estamos sendo profissionais mesmo com salário atrasado. Continua passando o tempo e não temos resposta.”  Por mais profissionais que os jogadores sejam, os problemas extracampo estão tumultuando o ambiente. Muito embora o treinador Zé Ricardo tenha na entrevista coletiva tenha tentado minimizar a parte externa. Dizendo a seguinte coisa: “Não gostaria de vincular a derrota com parte externa. Atrapalha um pouco sim. Mas nesses 13 dias o empenho foi no limite”.  Zé ainda acrescentou: ” O resultado de hoje não muda nada. Vamos continuar trabalhando até o dia 31 para a estreia”

Quando parecia que tudo ocorreria dentro do previsto, um dos administradores (diga-se Eurico Miranda),  entrou com uma tutela de urgência para suspender a anulação dos votos da urna 7 no STJ. Ele não se deu por vencido! Quer continuar no clube a todo custo. E o médico e apoiador de Júlio Brant, Alexandre Campelo disse ontem em sua página Frente Vasco livre que se Júlio for eleito no Conselho, não será vice.

Achar que todos esses problemas não atrapalhariam o time seria muita ingenuidade. Somado a isso, precisamos urgente de reforços, pois o que vimos hoje foi lastimável. Muito embora alguns dos contratados não pudessem estar à disposição, precisamos qualificar urgentemente este elenco.

Atuações

1- Martín Silva 5,0

Mostrou insegurança em algumas bolas, entretanto não deve culpa nos gols.

2- Pikachu 5,0

Apatia total. Não apoiou e nem foi eficiente na marcação.

3-Luiz Gustavo 4,0

Afobado em algumas situações, porém não comprometeu quanto o companheiro de zaga.

4- Ricardo Graça 3,0

Estreia ruim para o jovem jogador da base. Muito afoito e errando lances bobos. Mostrou que ainda precisa maturar para poder jogar na equipe de cima.

5- Wellington 4,0

Atuação ruim. Muito abaixo do que apresentou ano passado.

6-Henrique 1,0

Esteve mal o tempo todo. O Vasco não pode ter um lateral como ele. Não dá mais

7-Evander 5,0

Enquanto teve fôlego, era o único que tentava algo diferente. Mas apagou como a equipe no todo.

8- Wagner 1,0

Péssima atuação. Um meia que não cria e pouco participa, não pode ser titular.

9-Rios-ZERO

O Vasco não pode ter Rios como centroavante titular. Para se fraco tem que melhorar muito.

10-Nenê-5,0

Mesmo não estando bem, é um jogador que tenta, não se omite.

15-Desábato 5,0

Foi prejudicado, pois o Zé o colocou como zagueiro, porém fez algumas intervenções interessantes.

20- Caio Monteiro 5,0

Deu uma boa cabeçada e só, todavia não pode ser reserva de Rios

19-Paulo Vitor 4,0

Muita correria e mais nada. precisa ser mais objetivo quando entrar.

18- Guilherme Costa Sem nota

Não teve tempo para mostrar nada

17- Andrey Sem nota

Tentou um passe no final do jogo e errou. Porém jogou pouco. Não deu para fazer uma melhor avaliação.

(+) Saudações Vascaínas (+)