vasco-x-bahiaHoje é dia de Vasco. Mas que Vasco iremos assistir hoje?

Não obstante o fato de o Vasco não ter conseguido manter escalações constantes durante todo o campeonato, uma vez que sofreu com inúmeras contusões, suspensões e contratações equivocadas, que precisaram ser “consertadas”, saber qual a postura com que a equipe irá entrar em campo hoje também será uma incógnita.

O Vasco sofreu muito com as mudanças no comando técnico e ainda não conseguiu apresentar um padrão de apresentação que o identificasse para a torcida e para os adversários.

Hoje, contra o Bahia, em São Januário, não será diferente. Contando com as duas contusões ocorridas de surpresa na semana (Desábato e Bruno Silva), que afetam diretamente o setor mais crítico da equipe, que é a proteção da defesa, mais uma vez Alberto Valentim terá que mexer na equipe.

As opções desta vez, entretanto, serão mais óbvias e novidades dificilmente serão vistas, até mesmo porque o número de jogadores para o setor reduziu muito. Assim, provavelmente iremos de Andrey e William Maranhão na proteção da zaga.

Como a quantidade de zagueiros à disposição aumentou com a volta de Castán e Henriquez, a única surpresa seria se Valentim usasse o coringa Luiz Gustavo como volante.

Por outro lado, o Vasco de hoje conta com a volta de Pikachu, que ainda não rendeu com o novo comandante, mas que se disse recuperado do stress gerado pela maratona de jogos e que promete muita disposição. Pikachu foi peça importante para o Vasco esse ano e o retorno de suas boas apresentações será fundamental para nossa recuperação no campeonato.

O agora meia Fabrício terá uma nova oportunidade para mostrar que Valentim estava certo. Entretanto, não atuará mais como uma surpresa e provavelmente deverá ser melhor marcado pelo adversário de hoje. E ainda temos Geovani Augusto e Thiago Galhardo no banco, que podem entrar durante a partida, mudando seu aspecto ou mantendo um padrão.

Diferentemente do que ocorreu com outros técnicos, principalmente Zé Ricardo, o elenco que Valentim possui na mão hoje, mesmo com os desfalques atuais, se mostra superior e mais consistente, mas precisa mostrar isso dentro de campo.

No aspecto motivacional, a torcida espera que o Vasco que entre em campo hoje contra o Bahia, seja o que mostrou muita disposição no primeiro tempo da última partida, contra o Flamengo, e que possa afugentar de vez as atuações medíocres das quatro primeiras partidas sob o comando de Valentim.

Não há mais espaços no campeonato para erros, principalmente em casa. Vencer em São Januário até o fim do brasileirão se tornou imperativo, uma vez que a equipe se mostrou quase que inoperante fora de seus domínios.

De agora em diante, cada ponto deve ser buscado com o coração e defendido até o fim de cada partida. E ainda deveremos torcer para que novas lesões não desfalquem ainda mais o elenco disponível, para que possamos finalmente iniciar uma arrancada de sucesso no campeonato brasileiro de 2018.

Tendo luta, a torcida sempre apoiará. Avante Vascão !

Saudações vascaínas