Vasco-x-Corinthians.jpg

Quatro rodadas: duas vitórias e duas derrotas. Pela frente, adversários como Palmeiras, Bahia, Fluminense e Grêmio. Como se não bastasse, agora enfrentaremos o Corinthians. Esse é o Campeonato Brasileiro, o mais difícil do mundo. Não se tem tempo para descanso. O aproveitamento do Vasco tem sido regular, ganhou as duas como mandante e perdeu as duas como visitante. A missão tem sido complicada, mas melhor do que o esperado.

Diferentemente da derrota acachapante para o Palmeiras, perder para o Grêmio foi menos dolorido. O time se apresentou melhor, chegou a ter chances, mas perdeu por erros individuais bobos. A tarefa de hoje, contra o Corinthians, além de árdua, traz um longo tabu consigo. O Vasco não vence o rival paulista há sete anos. A última vitória cruzmaltina sobre os paulistas ocorreu em 13/10/2010, quando vencemos por 2×0. Zé Roberto e Éder Luís marcaram, com bela atuação do maestro Felipe.

zeroberto_felipe_flickr620

Desde então, os paulistas venceram cinco vezes e houve seis empates. A última vez que se enfrentaram em jogos oficiais foi em 2015. Em jogo válido pelo returno do Brasileiro, as equipes empataram em 1×1, em São Januário, jogo que definiu o título brasileiro do Corinthians naquele ano. Em 2017, o confronto ocorreu pela Florida Cup e os paulistas venceram por 4×1.

O jogo de hoje tem grande importância, pois uma vitória significa a quebra de um longo tabu. Além disso, solidifica a ideia de que São Januário é um grande reforço do Vasco para a temporada. Nos dois jogos realizados na Colina História, o Vasco venceu empurrado pela torcida, que lotou nas duas ocasiões. A questão do horário pode impedir que o estádio fique lotado, mas se acredita em um bom público. Até segunda-feira, sete mil ingressos haviam sido vendidos.

O Corinthians não terá três titulares à disposição: Rodriguinho, Fagner e Romero. O Vasco deve se aproveitar disso. Outro ponto favorável ao time da Colina é o retorno do atacante Luís Fabiano. Fora o fato de ter marcados dois gols nas duas partidas realizadas em São Januário, o Corinthians é a segunda vítima preferida do artilheiro, contra quem marcou 11 gols.

A escalação provável do Vasco será Martín; Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean, Douglas, Pikachu, Mateus e Kelvin; e Luís Fabiano. A novidade fica por conta da presença do atacante Caio Monteiro no banco de reservas. Além disso, o time será comandado por Ednelson Silva, que será auxiliado por Valdir. Pra quem não lembra, Milton Mendes foi expulso no último domingo, no jogo contra o Grêmio.

Mais tarde, o lugar de vascaíno é em São Januário. Vamos quebrar esse tabu! Pra cima deles!!!

/+/ Saudações Vascaínas /+/