Ao término da temporada 2019 era visível que para termos um 2020 menos conturbado, precisaríamos de reforços em diversas posições. Porém, o elenco cruz-maltino iniciou a temporada 2020 com apenas um reforço, trata-se do argentino Germán Cano. Contratação pontual, inclusive. Já que Germán Cano foi o autor de 9 dos 12 gols marcados pelo Vasco no ano.

O segundo reforço também foi um argentino, o meia Benitez. Marrony foi vendido ao Atlético/MG e, nessa quarta-feira, o zagueiro Marcelo Alves e o atacante Ygor Catatau, ambos vindos do Madureira, serão apresentados em São Januário. Ambos jogadores são apostas, como bem dito em nossa coluna de ontem. Portanto, é muito pouco para um elenco tão fragilizado.

O Vasco sofre para contratar jogadores devido a dificuldade financeira. Nos últimos dias nomes como os dos volantes Elias (ex-Atlético/MG), de 35 anos, e Robinho (ex-Cruzeiro), de 32 anos, surgiram como possíveis reforços. Ambos os jogadores estão livres no mercado, o que os coloca dentro do perfil da Diretoria, já que o clube não teria que pagar para obter os atletas, ficam com a responsabilidade de apenas arcar com os salários (o que tem se mostrado uma grande dificuldade nos últimos anos).

Se contratar já é difícil, agora o Vasco encara outra dificuldade. Algumas joias de nossa base estão com contrato encerrando e o clube não tem encontrado caminhos fáceis para resolver as situações. Juninho, Bruno Gomes e Ricardo Graça são atletas formados em São Januário que estão com seus vínculos próximos do fim, alguns já podem assinar um pré-contrato com qualquer equipe, caso de Ricardo Graça. O Vasco realmente precisa trazer jogadores para reforçar o elenco e isso é mais do que claro para todo mundo. Mas, primeiro, deve priorizar as renovações dos atletas citados, que, além de promissores, são patrimônios do clube. O Vasco não pode se dar ao luxo de perder qualquer desses atletas, de graça, para rivais estaduais, nacionais ou internacionais. A base é prioridade.

Espero que as situações dos atletas citados sejam resolvidas o quanto antes.

Obs¹: Hoje tem amistoso de preparação contra o Porto Velho, as 15:30 hs, em São Januário, com transmissão da Vasco TV.

Obs²: Freddy Guarín agiliza junto ao governo Colombiano o retorno ao Rio de Janeiro. Essa situação pode ter um desfecho positivo para o Vasco bem antes do esperado.

 

/+/Saudações Vascaínas/+/