Fim do ano chegando e os veículos de mídia (esportiva, inclusive) apresentam suas retrospectivas com os fatos mais marcantes de 2018.
No caso vascaíno, as lembranças não são nada positivas: vice no Estadual, eliminações vexatórias nas Copas e último lugar entre os times que permanecerão na Série A do Brasileirão em 2019. Além disso, goleadas sofridas, contratações infelizes de técnicos e jogadores, além do bizarro desfecho do processo eleitoral mais polêmico de sua centenária história.
Por isso mesmo, proponho uma retrospectiva mais, digamos, animadora para o torcedor do Gigante da Colina: influenciado por uma matéria da ESPN Brasil (vídeo abaixo), sugiro que os leitores apresentem suas listas do melhor Vasco da Gama de todos os tempos.
Para mim, é impossível montar uma só seleção, por um simples motivo: alguns dos maiores nomes da História do Vasco não desfilaram seu talento perante meus olhos, porque eu ainda não era nascido. Isso não me impede de reconhecer o quanto honraram a camisa cruz-maltina.
Então, ao meu olhar, há duas “SeleVascos”: a que contém os maiores jogadores dos 120 anos de existência do clube de São Januário e a dos craques que eu tive o prazer de ver jogando ao vivo, nos estádios ou pela televisão. Ei-las:
Barbosa; Augusto, Bellini, Mauro Galvão e Felipe; Danilo, Geovani e Juninho Pernambucano; Roberto Dinamite, Romário e Ademir.
Carlos Germano; Luís Carlos Wink, Alexandre Torres, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Geovani e Juninho Pernambucano; Roberto Dinamite, Romário e Edmundo.
Minhas preferências são meramente passionais, ou seja, baseadas em circunstâncias que me fizeram considerar meus “eleitos” fundamentais em conquistas que pude comemorar, como as defesas de Germano no Brasileirão de 1997, os cruzamentos de Wink em 1989, a segurança do filho do “Capita” Carlos Alberto e a firmeza do volante Luisinho, ambos presentes em campanhas do tricampeonato estadual de 92-94 e a genialidade de Edmundo no título nacional de 1997.
Além deles, tive a dádiva de acompanhar as carreiras de nomes como Acácio, Paulo Roberto, Fernando, Donato, Mazinho, Boiadeiro, William, Bismarck, Pedrinho, Sorato e Bebeto, dentre outros. Isso sem falar em destaques eventuais, mas inesquecíveis, como Cocada, Mauricinho, Vivinho, Dener, Valdir, Evair, Luisão, Donizete, Juninho Paulista, Euller, Dedé, Diego Souza…
E você, vascaíno? Qual o seu time dos sonhos?
Fonte: espn.com.br
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Saudações, Mauro. No primeiro time sugerido por você, apenas trocaria o gigante Carlos Germano por outro, Acacio. E na zaga, deixaria o Dedé ao lado do seu xará Mauro Galvão. O restante dos que vi jogar deixaria os nomes por você escolhido. Um abraço, e feliz Natal a todos do Saudações, colunistas e leitores.