E o Vasco segue mais uma rodada na zona de rebaixamento do brasileirão. No Domingo, tomamos de quatro do Grêmio em mais uma atuação ridícula do time. O treinador Ricardo Sá Pinto estava muito pressionado pela bizarra eliminação na Copa Sul-Americana, e com a derrota de Domingo, muitos torcedores acreditavam em sua demissão já no próprio Domingo ou no início da semana, algo que não se concretizou. Além dos números de Sá Pinto serem péssimos no comando da equipe, o desempenho do time em campo é lastimável. Escalações sem sentido, substituições tardias, insistência num esquema que não deu certo e principalmente, ao que parece, perdeu o comando do time. Para ilustrar de forma objetiva esse momento, segue o desempenho do treinador até agora.
Sá Pinto no comando do Vasco:
Apenas uma vitória nos últimos 14 jogos de Campeonato Brasileiro e eliminado da Sul-Americana. Com a goleada de 4 a 0 sofrida para o Grêmio, neste domingo, Ricardo Sá Pinto passou a ter o pior aproveitamento de um técnico do Cruzmaltino desde 2012. São 12 jogos da equipe desde a sua chegada – duas com Grasseli no banco, com Ricardo fora por conta de Covid -, no fim de outubro, com duas vitórias, cinco empates e cinco derrotas, conquistando apenas 30,5% dos pontos disputados.
De 2010 pra cá, apenas dois treinadores tiveram um desempenho inferior ao do português: Celso Roth, em 2010, e Marcelo Oliveira, em 2012, ambos com um aproveitamento de 26,6%. Nenhum dos dois, no entanto, chegou a comandar o time por mais de dez partidas – Roth pediu demissão após cinco jogos, se transferindo para o Internacional.
http://blogs.lancenet.com.br/garone/sa-pinto-tem-o-pior-aproveitamento-de-um-tecnico-do-vasco-desde-2012/Acessado em 07 de Dezembro de 2020.
Muitos podem defender a tese de que a culpa não é apenas de Sá Pinto, pois essa diretoria incompetente contratou jogadores que não tem a mínima condição de vestir a nossa camisa. Entretanto vos chamo a uma reflexão, o Vasco tem um elenco pior do que Sport, Botafogo, Atlético-GO, Coritiba, Goiás, Fortaleza?
Quantos times ruins vimos nos últimos 20 anos? MUITOS! Todavia essa equipe precisa de algo básico existente em qualquer equipe de futebol, a vontade! Que time apático e covarde! É impressionante a apatia desse pessoal. Assistir ao Vasco jogar dá nos nervos atualmente. A diretoria também segue inerte a tudo isso. Não vemos o Senhor Mário André Mazzuco aparecer para falar algo e o atual presidente parece que terminará o mandato como iniciou, de forma apática!
Sá Pinto parece perdido e sem alternativas para mudar esse cenário tenebroso que se instalou no futebol vascaíno. Assusta pra quem assiste ver uma equipe fisicamente frágil e ofensivamente pífia. O português insiste num esquema com três zagueiros que teoricamente daria uma consistência defensiva a equipe, porém nos últimos três jogos conseguiu tomar nove gols!
É sabido por todos no futebol que jogo se ganha no meio de campo, não adianta entulhar o time de zagueiros se estamos sempre em desvantagem numérica num setor primordial de um time de futebol. O tal do sistema com três zagueiros só se sustentaria se tivéssemos dois laterais excelentes, coisa que não temos. Sem um meio criativo e povoado, fica difícil igualar um jogo.
Manter Sá Pinto é se conformar com o rebaixamento, sinceramente não vejo o Vasco melhorar continuando com o português a frente da equipe. Ao que parece, perdeu o elenco e as “panelas” estão minando o seu trabalho. A verdade é que somente um fato novo livra o Vasco de um novo rebaixamento. Se o Pinto estiver dentro, a segunda divisão é realidade!
(+) Saudações Vascaínas (+)
Deixe uma resposta