Com a interrupção dos principais campeonatos de clubes para a disputa da Copa do Mundo, este cronista humildemente propõe uma pauta em 4 textos sobre a participação vascaína em Mundiais de Seleções. Se infelizmente não temos jogadores vascaínos buscando o hexacampeonato do Brasil na Rússia, vale lembrar um pouco do nosso passado glorioso com a “amarelinha”.
Na primeira parte desta “saga”, dois jogadores que vestiam a camisa cruz-maltina quando foram convocados pelo então técnico da Seleção Brasileira, Claudio Coutinho, para jogar o Mundial de 1978, na Argentina: Roberto Dinamite e Dirceu.
Ambos foram grandes jogadores da história do nosso futebol. O primeiro dispensa apresentações: Dinamite é ainda hoje o maior ídolo do Vasco. A curiosidade sobre sua participação naquela Copa do Mundo é a de que Roberto não foi originalmente convocado, sendo preterido por Nunes. No entanto, com a contusão do atacante rubro-negro às vésperas do Mundial, o artilheiro vascaíno foi chamado e não decepcionou. Após dois empates nos jogos contra Suécia e Espanha, o Brasil chegava à partida contra a Áustria pressionado pela necessidade de vencer para não deixar a Argentina precocemente. E no final da primeira etapa, o Brasil abriu o marcador em Mar del Plata com uma bomba. Ou melhor, DINAMITE:
Roberto ainda faria mais dois gols naquele Mundial, ambos contra a Polônia.
Já Dirceu foi um excepcional jogador que não teve a mesma evidência na mídia que seu parceiro de Vasco e Seleção, mas nem por isso deixou de fazer parte da história das Copas do Mundo. Em 1978, “Dirceuzinho”, como era carinhosamente conhecido, também começou o Mundial no banco de reservas, mas já na primeira partida, contra a Suécia, destacou-se e virou titular. Ele marcou dois gols contra a seleção peruana, mas muitos lembram até hoje do golaço que marcou contra a Itália, que decretou a virada no jogo que valeu o terceiro lugar à nossa Seleção e o simbólico título de “campeão moral” (já que terminou a competição invicta):
Eu ainda não era nascido, mas já no ventre da minha saudosa mãe certamente vibrei com os gols desses craques do Vasco e do Brasil!
Na próxima terça-feira, mais uma lembrança vascaína em Copas do Mundo. Aguardem!
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Fontes:
http://www.netvasco.com.br/n/148084/confira-os-recordes-do-vasco-na-selecao-brasileira-em-copas-do-mundo
https://oglobo.globo.com/esportes/relembre-os-cortados-da-selecao-na-vespera-da-copa-seus-substitutos-22676216
Sao lembranças como esta que fazem o Vascaíno refletir acerca do descaso da política do clube…politicalha, pra sermos Franco. Mas confiantes numa breve retomada dos rumos da vitória, que aliás é codnome do nosso gigante, de Barboza à Edmundo, passando por astros como os citados no texto desse colunista que se destaca a cada texto a nos propor lembranças e reflexões sobre o que é ser Vasco.