Em razão da quarentena a que quase todos nós devemos nos submeter como medida preventiva contra a proliferação do COVID-19, o grupo Saudações Vascaínas promoveu, na tarde/noite de ontem, a sua primeira reunião inteiramente virtual. Participaram do encontro os componentes Orlando Donin, Roberto Guimarães e Rodrigo Machado, além deste colunista, Mauro Amorim Filho.

Em debate, claro, o Vasco – com foco em temas como futuro técnico, possíveis contratações, o calendário do futebol brasileiro no período pós-pandemia e as eleições do Gigante da Colina, marcadas para novembro deste ano.

Além disso, foram discutidos os rumos do próprio Saudações Vascaínas, em especial no tocante à nossa participação no processo eleitoral do Vasco, a fim de tentar repetir as entrevistas realizadas com os candidatos a Presidente no último pleito, um sucesso histórico do grupo.

Sobre o novo técnico e possíveis contratações, Orlando concluiu que é difícil pensar em nomes durante esse período de paralisação do futebol e ressaltou que é uma oportunidade fundamental para que possamos nos adequar ao calendário do futebol internacional. Roberto ventilou o nome do português Ricardo Sá Pinto, com passagens por Sporting e Braga. Os debatentes foram unânimes em concluir que o momento não é para experiências com treinadores novatos, como Thiago Larghi, nem com medalhões com histórico recente de fracassos, como Mano Menezes e, que se não houver capital de investimento, seria melhor efetivar o interino Ramon.

Sobre o elenco, Rodrigo destacou a importância de se reforçar as laterais e criticou a insistência com alguns jogadores do atual elenco comprovadamente sem qualidade. Roberto acha que o meio-campo é o setor mais carente da equipe e eu sugeri que o novo técnico aproveite mais os atletas da base e tente explorar a polivalência de alguns jogadores, talvez até treinando Castán como líbero e, assim, abrindo espaço no time para o bom Ricardo Graça. Também destaquei que a “pausa” deve servir pra recuperar fisicamente nosso maior “trunfo”, Talles Magno.

 

No tocante às eleições presidenciais, Orlando citou que o cenário político ainda não está formado, mas que já há um grupo se ajustando com novas ideias, além dos dois pré-candidatos definidos, Júlio Brant e o atual mandatário, Alexandre Campello. O Saudações Vascaínas também lançou a pedra fundamental de sua participação no processo eleitoral, por meio de entrevistas com os candidatos.

A reunião se encerrou com a ideia de um desafio aos nossos milhares de leitores: quem gostaria de participar mais ativamente do debate sobre o Vasco? Pode ser desde sugestões de perguntas a serem feitas aos candidatos à publicação de textos pontuais no próprio site do Saudações Vascaínas.

O convite está feito.

Até o próximo SV Debate!

/+/ Saudações Vascaínas /+/