Eurico-miranda-flamenguista

Essa semana está sendo muito intensa para o Club de Regatas Vasco da Gama. Além de anteceder o clássico contra o rival, especulações a respeito de reforços e saídas de jogadores têm mexido com os vascaínos, porém uma coisa muito grave aconteceu em meio a tudo isso: supostamente, um flamenguista declarado recebeu um título de sócio emérito do Clube.  A noite da última terça-feira foi de polêmica e confusão na reunião do Conselho Deliberativo. O encontro foi convocado pelo presidente do órgão, Luis Manuel Rebelo Fernandes, para aprovar novos nomes de sócios eméritos e beneméritos. Nada de anormal, caso não houvesse, segundo a oposição, uma pessoa declaradamente torcedora do flamengo, que, por meio de postagens em redes sociais, denigre o Vasco, ganhando o título de sócio emérito do Cruzmaltino.

No dia 02 de Julho, o Grupo Ao Vasco Tudo (Otto Carvalho) já havia, através de uma nota, alertado sobre a concessão de títulos de foma “suspeita”. Dentre outras coisas ditas na nota, o grupo já denunciava:

“Dentre os postulantes aos títulos existe de tudo, desde FLAMENGUISTAS, pessoas com pouco tempo de associação ao Clube, pessoas sem serviços prestados ao Vasco, e por aí vai. É óbvio que na relação de agraciados existem pessoas que fazem por merecer o título, o problema é que nenhum dos conselheiros recebe as informações adequadas para que possam votar com conhecimento de causa”.

Outro grupo de oposição, liderado por Júlio Brant, protocolou uma carta na secretaria do Clube repudiando o fato. O torcedor flamenguista envolvido no caso se chama Luciano Martins Araújo.

A oposição tentou se manifestar na reunião para indicar o posicionamento diante dos demais conselheiros, mas afirma ter sido impedido pelo presidente da Conselho.

Luciano Araújo é funcionário da categoria sub-11 do Vasco. O presidente Eurico Miranda esteve presente na reunião do Conselho Deliberativo, algo incomum, segundo membros da oposição. O fato ganha importância, de acordo com os denunciantes, por conta de suposta manobra eleitoral. Luciano Araújo virou conselheiro nato, integrante de um grupo de 150, que se somará a outros 150 que serão eleitos em novembro e formarão o grupo responsável por votar e escolher o presidente para o triênio 2018-2020. Muito estranho, não?

Fotos Vasco

O artigo 12º do Estatuto do Vasco define os Sócios Eméritos como aqueles “que por contribuição ao engrandecimento patrimonial ou serviço continuadamente prestados ao Clube, mereçam tal distinção.” Mas por que um flamenguista declarado recebeu tal honra?

Atualmente, Luciano é sócio e diretor não remunerado, tendo prestado serviços ao Clube. Foi indicado por um benemérito e o Conselho não titubeou em aprovar seu nome. Segundo a direção do Vasco, as postagens de Luciano Araújo seriam anteriores a 2014 e não se pode ter certeza da vericidade das mesmas. Como não?!

Pelo que foi apurado, o indivíduo citado “aumenta o flamengo” fazendo piadas do Vasco da Gama. O jornal Lance! procurou o Clube para uma versão oficial sobre o caso e a assessoria, em nota, afirmou:

“Se o nome dele foi aprovado na reunião do Conselho Deliberativo, assunto encerrado. Foi aprovado. No Vasco, quando contratamos um profissional, não perguntamos por qual clube torce. O Vasco é um clube democrático e busca os melhores profissionais. Nada mais do que isso. Se o pessoal de Oposição não é a favor do livre acesso ao emprego, isso é um problema de seus líderes, não do Vasco. Por essa e outras razões, terão que esperar por mais quatro anos”.

Uma nota tão patética que qualquer pessoa provida de um mínimo de inteligência conseguiria refutá-la. Na verdade, o que foi usado pela assessoria de imprensa foi a falácia do espantalho (argumento em que a pessoa ignora a posição do adversário no debate e a substitui por uma versão distorcida, que representa de forma errada aquela posição). Claramente, não se trata de propiciar uma oportunidade de emprego. O Vasco é um clube historicamente vanguardista. Estivemos à frente na luta por igualdade racial, social e esportiva. Concordo que, independentemente da paixão clubista, todos merecem uma oportunidade, mas o que se criticou foi o rapaz DECLARADAMENTE rubro-negro, que agride o vasco da Gama em redes sociais, receber um título de sócio-emérito, com direito a voto na próxima eleição. Será que a situação acha que a torcida é otária?

Já ouvi alguns torcedores dizerem que o atual presidente Eurico Miranda é flamenguista, mas não acredito nisso. O que está claro é que a concessão feita a esse torcedor específico (e a outros tantos) tem conotação política, pois será mais um a retribuir o favor, votando sob cabresto na situação nas eleições em Novembro. Através de um vídeo que circula no whatsapp, percebe-se que alguns integrantes de uma torcida organizada estavam do lado de fora da reunião do Conselho gritando palavras de apoio ao atual presidente. Estranho, não? Que torcida será? Uma dica: eles recebem ingressos.

Olha a que ponto chegou o Vasco da Gama! Somos dirigidos por um déspota que utiliza métodos maquiavélicos para se perpetuar no poder. Para Eurico e sua trupe, “os fins justificam os meios”.

/+/ Saudações Vascaínas /+/