No dia 23/03, sexta-feira, a reunião de beneméritos do Vasco chamou a atenção pelo embate entre a gestão atual e a anterior. O motivo? A aprovação das contas de 2017. Enquanto Eurico e seus asseclas solicitavam que tal estudo fosse conduzido pelos beneméritos do clube, apesar desse trabalho ser responsabilidade da presidência administrativa, Campello bateu o pé e definiu que uma auditoria será responsável por tal análise.
O prazo para apresentação e análise das contas é curto. O Vasco tem até final de abril para publicar o balanço que versa, principalmente, sobre as contas da gestão Miranda durante o ano de 2017 (lembrando que os meses de novembro e dezembro são de responsabilidade da gestão Campello). Na reunião para tal definição estavam presentes cerca de 50 beneméritos, dentre eles os presidentes dos conselhos Deliberativo, Roberto Monteiro, e Fiscal, Edmílson Valentim.
Nas palavras de um presente na reunião: “A reunião como todos sabem foi convocada pelo presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, para o mesmo opinar sobre a confecção do balanço e das contas de 2017. Foi colocada a questão (análise pelo conselho das contas) e foi passada a palavra para o presidente Campello que rechaçou de imediato a ideia, dizendo que a responsabilidade é do presidente e da diretoria administrativa, perante aos órgãos como Receita Federal. O presidente chegou a consultar o Conselho Regional de Contabilidade e está muito bem assessorado por uma equipe muito boa do BNDES que acredito estar fazendo o caminho correto para o Vasco e contratou ainda uma empresa de renome (para a auditoria externa). Essa é uma posição interessante do presidente Campello e espero que ele a mantenha pois é um recado de credibilidade para o mercado. Durante a reunião o Eurico ficou dizendo que o Campello tem que apresentar as contas, principalmente os balancetes de novembro e dezembro. Ficou esse impasse mas o que está determinado é que a publicação do balanço é de responsabilidade do Campello. Foram 53 presentes: 50 membros natos e o presidente Campello, presidente Edmílson Valentim e Roberto Monteiro. Dos 50 presentes, ao menos 16 ou 17 desses novos 20 beneméritos eleitos que compareceram. Ao final da reunião o que chamou a atenção foi que Eurico Miranda (presidente do conselho) nomeou uma comissão de 5 grandes beneméritos dizendo que ele recebeu um novo pedido de avaliação de nomes para aderir ao conselho. Isso chama a atenção pois após apenas 2 meses de mandato, com tantos problemas, já estão pensando em fazer novos beneméritos?”
Com base na fala acima, podemos concluir que o presidente do conselho segue tentando se fortalecer e aumentar o número de apoiadores no conselho. Como vimos que os mesmos são capazes de ir contra o pedido dos sócios, tal ação deve ser acompanhada de perto. Afinal, um aumento no apoio aos Miranda pode significar um retorno dos mesmos à gestão do clube no próximo mandato.
Esse é o primeiro embate direto entre Campello e Eurico desde a eleição de 2017, quando Campello deixou a união com Julio Brant (eleito pelos sócios) para se unir a Eurico, para se tornar presidente do Vasco.
Saudações Vascaínas
Deixe uma resposta