por Dante Bruno Filho

 

O Vasco entrou em campo na tarde de ontem em São Januário para defender a liderança do Brasileirão. Não deu. Não deu? – sim, mas nem por isso os vascaínos ficaram tristes, penso. Ramon Menezes provou que tem o grupo na mão e que conhece o potencial de cada atleta. Sabe mexer no time e para melhor.

No início do jogo houve praticamente repetição do duelo contra o São Paulo: marcação do adversário no campo do Vasco. O Grêmio envolveu o time cruz-maltino o tempo quase todo na primeira etapa, mas com atuação irrepreensível do nosso setor defensivo.

 

No segundo tempo, Caio Tenório substituiu o apagado Cláudio Wink e, ao menos, demonstrou mais fôlego e provou que sabe apoiar melhor o ataque. Pouco depois, Bruno César entrou em campo no lugar do “artilheiro” Bastos, e “comeu a bola”, não errando praticamente nada; acertando quase tudo. A seguir, Ramon lançou Vinícius em substituição a Benítez, que nitidamente acusava cansaço, e o “cria” entrou muito bem, demonstrando estar plenamente recuperado, quase marcando um belo gol. A partir daí o Grêmio não mais visitou a área do Vasco; ao contrário, o Gigante esteve mais perto da vitória do que o entrosado time gaúcho, proporcionando, inclusive, uma parcial melhora de rendimento de Talles Magno, ainda sem confiança.

 

O que temos hoje é um time coeso em campo. Um grupo de atletas que guarda sintonia com a comissão técnica liderada pelo talentoso técnico Ramon, que tem trabalhado bem o grupo desde a volta aos treinamentos e que tem feito leitura apurada nos jogos, tomando as decisões certas, na hora certa, na maioria das vezes. Todas as substituições no jogo de ontem, por exemplo, frutificaram, ao contrário das do Grêmio. Acaso? – não. Há muito não vemos um time tão compacto e que inspira segurança no setor defensivo, além de, aos poucos, Ramon ir criando opções para o setor ofensivo, impulsionado, por ora, pelos pés do argentino Benítez.

Em eleição interna, por maioria, o Saudações Vascaínas elegeu o capitão Leandro Castán como o jogadot com a melhor atuação na partida de ontem. Já o lateral Claudio Wink foi considerado o pior em campo.

/+/ Saudações Vascaínas /+/