Com um gol marcado por Alan Costa no segundo tempo, o Vitória derrotou o Vasco por 1 a 0, em jogo disputado na noite desta quinta-feira, no Barradão. O resultado fez o rubro-negro baiano garantir a classificação para a quarta fase da Copa do Brasil, uma vez que no jogo da ida, em São Januário, houve empate por 1 a 1. A eliminação deve complicar ainda mais a situação do técnico Cristóvão Borges, que já vem sendo bastante contestado dentro do clube carioca por conta do baixo rendimento da equipe nas últimas partidas.
Poderia externar todo o meu descontentamento como torcedor (que acredito ser de todos) pelo futebol pavoroso apresentado no dia de hoje, mas quero ampliar a análise do assunto. O futebol moderno exige que uma equipe tenha no mínimo um PADRÃO TÁTICO, pois nos dias de hoje as partidas não se resolvem apenas na técnica ou improviso de alguns jogadores, mas num conjunto bem montado e eficiente. As estatísticas comprovam esse dado. Outra palavrinha mágica importante no futebol chama-se PLANEJAMENTO (termo consagrado pelo “pofexô” Luxemburgo). Sem ele, as coisas tendem a não dar certo.
A incompetente diretoria do Vasco, capitaneada por seu presidente Eurico Miranda, preferem ficar chamando sua oposição de “bovinos” e culpar a direção anterior pelas dívidas deixadas no clube ao invés de arrumar soluções práticas para a curto, médio e, principalmente, a longo prazo. Iniciamos os trabalhos em 2017 antes do que os os outros três times do Rio, com um treinador que não deu certo em clube nenhum, que ao longo de sua curta carreira se mostra incapaz de montar uma equipe com o mínimo de organização e, principalmente, vontade. A equipe treinada por Cristóvão Borges parece um bando em campo, sem PADRÃO TÁTICO algum, aceita passivamente a derrota, enquanto o treinador fica à beira do campo de braços cruzados sem esboçar nenhuma reação.
Mas antes de culpá-lo por mais um vexame, vamos aos fatos, haja vista que existem outros motivos. Voltando ao “longínquo” ano de 2016, em que a diretoria teria para planejar as próximas temporadas, ou, pelo menos, a de 2017, vemos que a preferência foi renovar contratos de jogadores como Diguinho e outros parasitas que nem fazem mais parte do elenco, formando a famosa turma do “come e dorme”, recebendo salários altos para não fazerem nada. Não se pensou em trazer um nome decente para treinar ou apostar numa prata da casa, que já revelou tantos grandes jogadores em nossa história.
Passando pelo critério das contratações totalmente equivocadas, haja vista que Muriqui, Jean, Escudero estão muito aquém das tradições do clube, grande parte dos jogadores chegaram em condições físicas precárias e tendo logo que entrar em campo para ajudar uma equipe fraca. Os resultados no campo nesse primeiro trimestre de 2017 são os piores possíveis. Os número comprovam a fragilidade do plantel e a emergência na contratação de mais jogadores, mas o presidente vem a público dizer que esse ano o “Vasco irá brigar pelas cabeças”. Ou este senhor está com sérios problemas mentais ou acha que o torcedor é bobo. Esse discurso só se justificaria se, às portas do campeonato brasileiro (onde brigaremos para não cair), ele contratasse uns quatro excelentes jogadores a nível de seleção. Acho pouco provável. Aliás, pago pra ver!
Um clube sem planejamento e mal treinado pode almejar o quê em 2017? A TRAGÉDIA JÁ ESTAVA ANUNCIADA!
Obs 1: O Presidente do Clube esteve no Bola da Vez da ESPN e disse que o Vasco precisa dele. Essa foi de matar. Precisamos tirá-lo esse ano! Não aguentamos mais esse amadorismo de quinta categoria.
Obs 2: O Mesmo presidente, numa entrevista, teve a cara de pau de dizer que as críticas sofridas pelo péssimo treinador Cristóvão Borges têm cunho racista. Logo nós, torcedores do Vasco? Pior piada, impossível.
Obs 3: O jogador Kelvin, em entrevista após o jogo, disse que ficou no banco por opção do treinador. Precisa dizer alguma coisa?
Ao Vasco, tudo!
/+/ Saudações Vascaínas/+/
Esta na hora do vasco reagir, mudar a postura e nao mas eleger esse câncer. Que é eurico! Tenha como espelho o meu mengao que mudou toda sua gestacao e melhor financeiramente.