Eliminado da Libertadores da América, precisando de um milagre para se classificar na Copa do Brasil, crise política, problemas financeiros, polêmica de jogadores ironizando a torcida… O torcedor vascaíno tem tido motivos de sobra para estar triste, cabisbaixo e desesperançoso. Ontem, enfim, o Gigante voltou a dar um motivo de alegria a sua imensa torcida.
Entramos em campo para jogar a nossa última partida válida pela Libertadores 2018. Mas o jogo não era um mero cumprimento de tabela, havia algo em disputa, o terceiro lugar do grupo. O clube que ocupasse a terceira colocação do grupo conseguiria a classificação para a Copa Sul-americana. Para a La U, bastava um empate, ou até mesmo derrota por 1×0. Para o Vasco, somente uma vitória acima de dois gols marcados. E conseguimos! Vencemos por 2×0 e passamos os chilenos na classificação do grupo.
Os gols foram marcados por Bruno Silva e Yago Pikachu. Enfrentamos um adversário que vive momento conturbado, similar ao nosso. Os chilenos vem de derrotas seguidas, crise no comando técnico, crise no elenco… A situação deles não está fácil, mas a nossa também não está. No fim, venceu quem soube lidar melhor com seus problemas.
A equipe teve boa atuação. Se postou de forma segura na defesa, buscando aproveitar os espaços deixados para contra-atacar. E foi dessa forma que ambos os gols saíram. Apesar do bom jogo, corremos algum perigo. O habilidoso Soteldo deu trabalho para a defesa, especialmente a Rafael Galhardo. Algumas chances surgiram por ali. Martin Silva não repetiu as últimas atuações e fez boas defesas. A dupla de zaga fez a melhor partida do ano, Breno e Werley se saíram muito bem. A frente da zaga, Desábato e Bruno Silva também tiveram bom desempenho.
Tivemos uma boa atuação e fomos coroados. De provável pior campanha brasileira em todas as edições da Libertadores (superaríamos o Bangu de 86, em caso de derrota), passamos a classificados a Copa Sul-Americana. Não era o objetivo principal, mas mediante as circunstâncias, acabou ficando bom. Permaneceremos em uma competição internacional e ainda vamos embolsar R$ 1,1 milhão pelo feito.
O vascaíno precisava disso, o clube precisava disso. Esse feito merece ser comemorado sim, mas com os pés no chão. A meta agora é fazer a maior quantidade de pontos possíveis no Brasileirão antes da parada para a Copa do Mundo.
/+/Saudações Vascaínas/+/
Obs1: Parabéns ao narrador Gustavo Villani, pela ótima narração e por saber fazer crítica de forma correta. Fez críticas certas, mas soube reconhecer o tamanho da instituição. Parabéns, Gustavo. Por mais profissionais como você!
Obs2: Parabéns a torcida chilena. Mesmo perdendo, não deixou de apoiar seu time até o último minuto. Protestou de forma pacífica!
Atuações:
Martin Silva: Ótimas defesas e ainda deu assistência para o segundo gol. Nota 9.
Rafael Galhardo: Sofreu para marcar Soteldo. Nota 5.
Breno: Bem na defesa e na saída de bola. Melhor atuação desde seu retorno. Nota 8.
Werley: Muito bem novamente, vem se consolidando como titular. Nota 7.
Fabrício: Bem na marcação, algumas boas subidas ao ataque. Nota 6,5.
Desábato: Bem na marcação e na saída de bola. Voltou ao normal. Nota 6,5.
Bruno Silva: Muita disposição na marcação e ainda fez um gol. Melhor atuação desde que chegou. Tchau, Wellington. Nota 7,5.
Pikachu: Não teve muita efetividade, mas foi premiado com o gol da classificação. Nota 6,5.
Wagner: Participativo no ataque e na marcação. Iniciou a jogada do primeiro gol e quase marcou em duas oportunidades. Nota 7,5.
Caio Monteiro: Pouco notado em campo. Desperdiçou um bom ataque chutando fraco na mão do goleiro. Nota 4.
Rios: Fez bem o papel de pivô, perdeu uma boa chance no segundo tempo. Nota 5,5.
Riascos: Tomou amarelo por briga boba e perdeu um gol fácil após fazer boa jogada. Nota 4.
Kelvin: Não conseguiu produzir nada positivo. Nota 4.
Erazo: Entrou no fim para gastar tempo. Sem nota.
Zé Ricardo: Armou bem o time e colocou o time para frente quando precisou. As coisas começaram a conspirar a seu favor quando deixou de insistir com determinados jogadores. Nota 7.
Deixe uma resposta