Por Matheus Barbosa.
A marca esportiva Umbro divulgou ontem o primeiro detalhe da camisa do Vasco de 2017, que será estreada na partida contra o Fluminense nesse final de semana. Aparentemente, a nova camisa será uma homenagem ao aniversário de 90 anos de São Januário, nosso querido caldeirão.
Se tem algo que a torcida do Vasco concorda quase em unanimidade é que os últimos patrocinadores do Vasco foram abaixo do nível da marca. Não me levem a mal, a Reebok e a Umbro são grandes marcas mundialmente conhecidas, mas o valor pago por eles somado à qualidade ruim do material das camisas e os designs de gosto duvidoso fazem a torcida ansiar pela vinda de uma Nike, Adidas ou até uma Puma.
De 1990 pra cá, passamos pelas mãos de Adidas, Finta, Penalty, Kappa, Umbro, Reebook, Champs, Penalty e Umbro novamente. Podemos todos concordar que a Kappa foi a melhor patrocinadora dos últimos 27 anos, e calhou de ser na nossa era de ouro dentro de campo, então foi nossa melhor experiência com um patrocinador esportivo. Depois, Eurico chegou a presidência e, coincidentemente ou não, amargamos a queda na qualidade de patrocinadores.
A primeira passagem da Umbro foi cheia de uniformes sem graça e com nenhuma inovação, totalmente o oposto do que foi a Kappa. Após, por apenas 2 anos, ficamos com a Reebook, e, apesar de eu odiar o pano grosso da camisa, foi o mais bonito (depois a Kappa) entre os designs preguiçosos, principalmente a de 2008.
Aí veio a famosa Champs, com seus uniformes dignos de camelô, além de erros na entrega de material, e acabou durante apenas 6 meses. Volta a Penalty e, não me levem a mal, adorei o uniforme de 2012 e as camisa templárias, que tiveram parceria com a marca Cavalera, bem como a Camisa Negra, mas as outras foram bem abaixo do esperado em design.
Hoje, nos encontramos com a Umbro, e eu não tive a coragem de comprar uma camisa sequer desde então. Não, não é pelo mal momento que vivemos desde que a empresa entrou, mas pelos designs feios e sem vida, característica já da sua primeira passagem pelo clube. O que mais me irrita na Umbro é ver como são bonitos os uniformes que ela faz para Atlético-PR, Grêmio e Chapecoense, enquanto parece fazer o do Vasco com má vontade.
A torcida sonha há muito tempo com Nike e Adidas e, infelizmente, isso nunca acontece. Hoje em dia, a Adidas patrocina milhares de times no Brasil de menor porte que o Vasco, mas parece que não tem jeito. E com uma provável e triste reeleição do Eurico, esse sonho fica mais distante, afinal essas grandes marcas fogem de qualquer possibilidade de ligarem seus nomes à uma gestão, ultrapassada e arcaica.
Então fica a dúvida: quando poderemos comprar uma camisa do clube por acharmos bonita e não só por ser do Vasco? Nos resta rezar pra essa nova camisa da Umbro (que também é a ultima do atual contrato) seja digna do clube e que um novo patrocinador melhor chegue.
/+/ Saudações Vascaínas /+/
Deixe uma resposta