Com um time mesclado, o Vasco da Gama  venceu por 3 a 1 o Madureira, neste Sábado, em Moça Bonita. Com o resultado, o time chegou a dez pontos alcançando o primeiro lugar do grupo, pois mais tarde o Flamengo perdeu para o Macaé, podendo se garantir na semifinal da Taça Rio ainda nesta rodada. Para isso,  precisamos torcer por uma derrota da Cabofriense neste Domingo, contra a Portuguesa.

O JOGO

Desde o início do jogo a equipe cruzmaltina dominou a frágil equipe do Madureira, com troca de passes curtos e aproximação. Os gols aconteceram em duas falhas clamorosas. No primeiro gol, o goleiro do Jonathan tomou um frango daqueles. Evander chutou e ele ao espalmar, colocou para dentro do gol. No segundo gol o zagueiro Edmário colocou o braço na bola após errar o domínio, e acertadamente o árbitro marcou pênalti. André Rios bateu e converteu. No segundo tempo a equipe do Madureira voltou melhor e  assustou pela primeira vez aos quatro minutos, em chute de Rafinha no travessão. Só que no minuto seguinte, o gol veio com Ygor, que aproveitou cruzamento rasteiro para tocar para a rede.  Parecia que o jogo iria engrossar, todavia Edmário tentou sair jogando e perdeu para Andrey que tocou para Rildo ampliar. 3×1! Após isso, a equipe do tricolor suburbano desanimou e o Vasco controlou o jogo até o final garantindo os três pontos, mesmo com alguns sustos.

De certa forma foi um bom jogo para avaliar o grupo. Uma coisa é certa, Rildo pede passagem, tem que ser titular. Paulinho ainda precisa voltar a jogar a bola que estava jogando na Libertadores, mas tem crédito. Andrey e Desábato foram bem. Todavia a zaga nem tanto, mas normal pelo desentrosamento. Talvez fosse mais prudente Zé Ricardo ter jogado com a zaga titular ou manter o esquema com três zagueiros para a equipe se acostumar. Evander voltou bem. O garoto tem qualidade, entretanto precisa entender que precisa ser mais participativo. Precisaremos demais dele na Libertadores, haja vista que Thiago Galhardo estará suspenso pelos próximos dois jogos e Giovanni Augusto está contundido. Já na lateral direita, o problema é crônico. Muito embora Rafael Galhardo tenha feito a sua melhor apresentação com a camisa do Vasco, está longe de inspirar confiança.

NOTAS

GABRIEL FÉLIX 6,0- É um goleiro que não inspira confiança. Fez um bela defesa no primeiro tempo e cortou alguns cruzamentos, todavia fisicamente parece um goleiro de pelada. É garoto, esperamos que evolua.

RAFAEL GALHARDO 6,0- Apareceu bem em algumas jogadas ofensivas, mas peca muito na marcação. Precisa melhorar fisicamente.

WERLEY 5,0- Não passa confiança. Tem problemas em cortar cruzamentos. Precisa melhorar para poder pleitear o titularidade

RICARDO GRAÇA 6,0- Um pouco melhor do que o companheiro, pois tem velocidade para chegar em certas bolas, porém marcou errado na hora do gol e tem muita dificuldade em marca atacantes que sabem fazer pivô. Como é cria da casa, a torcida tem que ter paciência.

FABRÍCIO 5,0- Atuação discreta. Não tem a velocidade de outrora, algo exigido aos laterais nos dias de hoje. Ajudou mais na marcação.

DESÁBATO 7,0- Uma segura atuação. A braçadeira de capitão lhe caiu muito bem. Foi um escape interessante em saídas curtas.

ANDREY 7,0- Outro que esteve bem. Precisa de mais regularidade. Não é bobo, mas precisa entender que o simples as vezes é o certo a se fazer.

EVANDER 8,0- Uma excelente atuação coroada com um gol. Poderia ter feito um outro lindo se o árbitro não tivesse marcado impedimento.

RILDO 8,0- Pede passagem. Tem que ser titular. Um jogador que incomoda a defesa adversária o tempo todo. Conforme o previsto por esse que vos escreve, vai ser muito útil nessa temporada.

PAULINHO 7,0- Jogou melhor que as partidas anteriores, entretanto precisa voltar a ser aquele jogador incisivo da Libertadores. Que volte com a corda toda na próxima terça

RIOS 6,0- Muita luta (como sempre) que dessa vez resultou num gol oriundo de um pênalti.

LUIZ GUSTAVO 5,0- Entrou improvisado e não comprometeu.

CAIO MONTEIRO 5,0- Só foi notado na hora da substituição, muita correria, mas nada de efetivo

PAULO VÍTOR 5,0- Precisa mostrar que Zé Ricardo está errado ao não aproveitá-lo mais. Tem futebol, todavia dá a impressão que “se acha”. Tentou até dar lambreta no jogo, pena que os dois pneus estavam furados.

ZÉ RICARDO 7,0- De repente, seria melhor manter o esquema com três zagueiros, pois parece que será utilizado daqui para frente. As substituições não surtiram o efeito esperado, mas também não comprometeram.

Lugar de vascaíno terça-feira é em SÃO JANUÁRIO!

(+) Saudações Vascaínas (+)