UM REINO DIVIDIDO SERÁ ARRUINADO!

O tema da coluna de hoje traz uma citação evangélica do Livro de Mateus capítulo 12, versículo vinte e cinco. Nela, Jesus de Nazaré,  está se referindo ao império das trevas. Ele quer dizer que se está expulsando os demônios pelo poder de satanás, então este reino está dividido e não pode subsistir. Esta foi uma explicação de Jesus para provar que seu poder era advindo do Espírito Santo e de Deus. Porque não existe possibilidade de satanás expelir satanás.  O leitor então pergunta: O que isso tem a ver com o Vasco? Tem demônios em São Januário atrapalhando o clube? Bem…

Quero chamar à atenção a famigerada política vascaína e a divisão que ela criou no clube. Há anos o Vasco vem sofrendo com essas divisões políticas. Para defender essa tese, apresento a análise da Pluri Consultoria sobre divisão política em clubes da série A do campeonato brasileiro:

“Um levantamento feito pela Pluri Consultoria, empresa com foco em gestão, finanças e marketing esportivo para clubes, revelou que o Vasco da Gama é o segundo time com maior grau de divisão política entre as 11 equipes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro e que terão eleições em 2020. Um dos critérios avaliados na pesquisa foi o número de candidatos que concorrem ao cargo de presidente. No Cruzmaltino, são, ao todo, 5 candidatos disputando pleito”.

Consultoria aponta Vasco e Santos como os clubes com mais divisão política; veja ranking | NETVASCO

Fonte: https://www.pluriconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/10/PLURI-Elei%C3%A7%C3%B5es-2020.pdf

Não só por conta de cinco candidaturas que observa-se a divisão política vascaína. São tantos grupos políticos que fica até difícil contar. São vinte anos de ostracismos e brigas políticas. Eleições tumultuadas e decididas no Judiciário. Muitos torcedores duvidam da “vascainidade” de alguns conselheiros e beneméritos, pois na visão da massa, eles são os grandes responsáveis pelas brigas no clube. Entretanto gostaria de chamá-los a uma reflexão. O que leva homens a lutarem pelo poder num clube endividado e com sérios problemas estruturais? A “vascainidade”? DUVIDO! Parafraseando e ao mesmo tempo adaptando uma bela frase cunhada pelo grande filósofo francês Jean Jacques Rousseau, “O homem (vascaíno) é bom, a sociedade (poder) o corrompe”.

Estamos as portas das eleições que acontece no próximo Sábado (07-11) e não temos a certeza que acontecerá. Até o presente momento em que escrevo essa coluna, elas estão mantidas de forma on line. Enquanto os homens brigam por poder, o Vasco sangra, mas sangra muito! O torcedor sofre como um cachorro magro em busca de alimento. O Vasco é eterno, porém a paciência do torcedor não é! Tá na hora desses caras deixarem a vaidade de lado e se unirem pelo bem maior que se chama CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA! Será que é uma utopia ver o clube pacificado?

(+) Saudações Vascaínas (+)

Uma resposta para “UM REINO DIVIDIDO SERÁ ARRUINADO!”

  1. Avatar de DANTE BRUNO FILHO
    DANTE BRUNO FILHO

    pois é Roberto. Boa abordagem, e sobretudo, oportuna. Mais do que o número de candidatos e grupos políticos deveríamos nos perguntar, penso: são 5 candidatos que enxergam um bem maior pro Vasco verdadeiramente diferente ideologicamente? e, nesse sentido, idem para os múltiplos grupos políticos: representam correntes de pensamento verdadeiramente diversas e pro bem do clube? se sim para ambas as respostas não vejo como grave a “divisão”, se saudável, e desde que seja colocado o Vasco em altiplano. Do contrário, além de fisiologismo, é fragmento que divide porque não seria exatamente o Vasco quem estaria no topo, mas as vicissitudes do poder, que seria buscada para fins menos altruístas.

Deixe uma resposta

Recent Posts

Mídias Sociais

Eventos

Descubra mais sobre Saudações Vascaínas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading