O Vasco enfrenta hoje o Ceará pela 28ª rodada do campeonato brasileiro. Pelo atual momento, as duas equipes buscam algo diferente na competição. O Ceará vem de uma grande vitória ante ao Bahia fora de casa, mas com o objetivo de se distanciar da zona do rebaixamento. Já o cruzmaltino vem de surpreendente TRÊS VITÓRIAS seguidas, algo raro nesses últimos anos, sendo a última épica diante do Internacional, em pleno Beira-rio. Esses triunfos trouxeram um alívio muito grande ao time e consequentemente a sua torcida, pois permitiu ao time a olhar de forma mais concreta posições acima na tabela, algo inimaginável para a maioria dos vascaínos a pouco tempo, reavivando esperanças ao torcedor. Uma vitória hoje, pode levas o Vasco ao top 10 do campeonato após 50 rodadas. Ficaremos a poucos pontos do G6 e com praticamente zero chance de rebaixamento.

Com certeza será um jogo difícil. A equipe do Ceará com apoio de sua torcida irá pra cima em busca do resultado positivo, caberá ao cruzmaltino ter inteligência e ser eficiente nas finalizações para conseguir os três pontos. Wanderley Luxemburgo deverá mandar a campo a seguinte equipe: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Ricardo Graça, Leandro Castan e Henrique; Richard, Bruno Gomes e Guarín (Felipe Ferreira); Marrony, Rossi e Ribamar. Guarín pode ser a grande novidade entre os titulares. O jogador treinou na folga e está afim de jogo. Seria uma excelente oportunidade vê-lo começar jogando.

Todavia, a maior preocupação esteja na zaga. Henriquez não joga e seu substituto imediato (Werley) também está de fora. Luxa ao que tudo indica, optará por Ricardo Graça. O zagueiro fez ótimas partidas no campeonato, mas, jogando pela esquerda, já que o mesmo é canhoto. Jogar com dois zagueiros canhotos me parece muito arriscado, porém, devido as circunstâncias, não temos outra alternativa.

Quem dirige automóvel sabe que a 4ª marcha é chamada de marcha leve, porque o motor tem mais giro, o carro pede mais velocidade, fica mais leve, mais difícil de manobrar (nas curvas, por exemplo) e exigem menos giros de volante. E comparando ao Vasco, essa quarta marcha (vitória) deixaria tudo mais leve (o time) e menos giros de motor (dificuldade) possibilitando algo maior lá na frente.

Teremos neste jogo o reencontro de velhos conhecidos da torcida vascaína. Diogo Silva, Willian Oliveira, Thiago Galhardo e o técnico Adilson Batista. Acredito que para a torcida, NENHUM deixou saudade.

Acredito que uma vitória no jogo de hoje pode, em termos morais, elevar a confiança do grupo propiciando condições necessárias para buscar coisas maiores dentro da competição. Quando se tem confiança, as bolas passam a entrar e tudo fica mais leve. Pra cima Vascão!

(+) Saudações Vascaínas (+)