Vanderlei Luxemburgo é um acerto ou um erro da diretoria?

Sem um treinador desde o dia 21 de Abril, quando Alberto Valentim foi demitido após derrota na final do Estadual, o Vasco segue buscando um nome para o comando técnico. As opções disponíveis no mercado são poucas, além de que não agradam a diretoria e a torcida.

A diretoria tentou Dorival Júnior, o uruguaio Diego Aguirre e o português Jorge Jesus. Todos com o mesmo perfil são experientes, rodados, currículo vasto. Porém, todos recusaram o desafio de treinar um elenco limitado, que ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro e sofre com constantes atrasos de salário. Foi aí que o nome de Vanderlei Luxemburgo voltou à pauta.

Luxemburgo já havia sido mencionado anteriormente, mas é um nome que encontra forte rejeição na diretoria. Como o mercado está precário e Luxemburgo possui as características que a diretoria considera como necessárias, o nome dele voltou a ganhar força após as recusas dos três citados acima.

As conversas ainda estão em fase inicial, ainda não há nenhum acerto. Mas a possibilidade do acerto é real!

Contratar Luxemburgo seria um acerto ou um erro? Existem motivos para acreditar em ambas as alternativas. O lado positivo de um possível acerto com o treinador seria que, para o momento atual, o Vasco realmente necessita de um treinador experiente, mais “old school”. Uma aposta ou um treinador da nova geração teria poucas chances de segurar a pressão de treinar o Vasco nas condições atuais.

E a parte negativa? Luxemburgo foi um dos maiores, talvez o maior treinador brasileiro nos últimos 20 anos. Mas parou no tempo! Da pra contar nos dedos os bons trabalhos que fez desde que retornou do Real Madri. O futebol evoluiu e ele segue com ideais da década de 90, quando fez muito sucesso. Mas estamos em 2019! Luxemburgo está há quase dois anos sem treinar uma equipe. Sua última passagem foi no Sport, onde começou fazendo um bom trabalho, mas a equipe sofreu forte queda de rendimento na reta final do Campeonato. É um treinador de temperamento forte, costuma perder os grupos que comanda por conta disso.

O que podemos afirmar é que há uma coerência da diretoria. Luxemburgo está dentro do perfil traçado. Se irá corresponder ao que eles entendem como ideal, só na prática para saber.

Por enquanto, nada pode ser confirmado. A negociação existe, mas nada além disso. Se de fato Luxemburgo for o escolhido para assumir o cargo, que ele consiga desempenhar um bom trabalho. Confirmando as crenças daqueles que apóiam sua contratação e contrariando aqueles que não acreditam em seu potencial atualmente. Inclusive este que vos escreve!

/+/Saudações Vascaínas/+/

Deixe uma resposta

Recent Posts

Mídias Sociais

Eventos

Descubra mais sobre Saudações Vascaínas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading