Ao contrário do que foi anunciado no quadro “Gols do Brasileirão”, do Fantástico, da Rede Globo de Televisão, houve, sim, um jogo cujo resultado foi diretamente influenciado pelo Árbitro Assistente de Vídeo – o já conhecido V.A.R.: Grêmio 2×1 Vasco.

Mal foi iniciado o segundo tempo da partida do último sábado, em Porto Alegre, e o Vasco, numa boa sequência de toques rápidos, chegou ao segundo gol com Pikachu (que já havia anotado o primeiro tento cruz-maltino). Todavia, a comemoração durou pouco: orientado pela equipe do V.A.R., o árbitro Rodolfo Marques não apenas anulou a jogada vencedora do visitante, ao argumento de falta cometida por Rossi no início da jogada, mas ainda apresentou cartão amarelo ao atacante, que o suspendeu automaticamente de participar do próximo jogo da equipe carioca.

 

Irresignado, o Club de Regatas Vasco da Gama, por meio de seu departamento jurídico, está apresentando uma representação formal perante o STJD, impugnando a decisão do árbitro e, consequentemente, o resultado daquele jogo. Vale lembrar que o Senhor Paulo Roberto Alves Júnior, que chefiou a equipe do V.A.R. na ocasião, foi o mesmo que apitou o jogo Palmeiras 1×0 Botafogo, igualmente questionado juridicamente em decorrência de alegada irregularidade praticada pelo Árbitro Assistente de Vídeo.

Questionamentos jurídicos à parte, deve-se tecer elogios ao desempenho da equipe vascaína. Apesar da derrota de virada (somente construída após a polêmica supracitada), o Gigante da Colina portou-se muito bem em campo, com velocidade e variando as jogadas. Mas o ponto alto da equipe é a raça: esse grupo do Vasco parece realmente ter “comprado” o discurso de Vanderlei Luxemburgo e vem exibindo um espírito de luta pela bola que, dada a baixa qualidade técnica do elenco, chega a ser comovente.

Obviamente ainda há muito o que ser feito para melhorar o time – e as mudanças passam pela necessidade de um novo e experimentado atacante, além da plena recuperação dos lesionados. Mas, se continuar evoluindo e não for mais prejudicado pela arbitragem (dentro de campo e na cabine do V.A.R.), o Vasco tem boas chances de evitar mais um rebaixamento, sua principal meta neste ano, vale ressaltar.

Se o V.A.R. nos faltou, sobra-nos VERgonha na cara! Afinal, aqui é Vasco!

 

/+/ Saudações Vascaínas /+/