Depois do último jogo do cruzmaltino contra o Atlético-PR, o goleiro Martín silva foi alvo de críticas por parte de alguns torcedores do Vasco. Há quem defenda que o nobre goleiro tenha falhado nos gols, porém existem aqueles defensores contrários a essa ideia. Hoje, todos sabemos da importância de Martín para o Vasco, não é á toa a sua idolatria com a maior parte da torcida. Todavia gostaria de levantar uma questão sobre quais qualidades um goleiro deve ter para defender a meta de um clube como o Vasco. Aproveito também para fazer um comparativo ao final da coluna com melhores goleiros que defenderam nossa meta ( de acordo com o gosto da torcida) ao longo da história.
Um goleiro faz muito mais do que deter os chutes, ele é parte fundamental da equipe. Ele deve então, nos treinamentos diários e ao longo do decorrer de sua atividade desenvolver sua técnica. O goleiro tem grande importância do ponto de vista tático, por estar de frente para o jogo, possui o privilégio de ter ampla visão da partida, sendo assim, tem a incumbência de comandar sua defesa e se possível à equipe toda, para isso deve ter um grande entrosamento com os colegas de equipe. O goleiro deve dominar totalmente sua área de meta, sua presença deve impor respeito e confiança a seus companheiros, ele deve estar em condições de defender todas as bolas (ou quase todas) que forem a sua área, sob pena de fracasso total na sua função. Numa abordagem específica, a técnica é a primeira e mais importante dentre todos os requisitos para um bom goleiro, os fundamentos técnicos devem estar sempre prontos a serem exigidos em condições desfavoráveis. Na técnica são observadas, a forma como segura a bola, a entrada em chutes rasteiros, o arrojo, a colocação, o tempo de resposta para as defesas e as saídas de bola com os pés e com as mãos. Nosso clube sempre apresentou ao longo de suas história goleiros inesquecíveis, verdadeiros ídolos que fizeram história.
O site futymania apresenta dez dicas para um goleiro ter êxito no que faz. Achei bastante interessante. Segue abaixo.
1- Fique sempre concentrado durante a partida, mesmo quando a bola estiver longe sempre acompanhe o seu movimento, muitos goleiros só prestam atenção na bola quando ela já esta perto de seu gol, isso não é uma boa mania.
2- Não olhe somente para o seu oponente, se concentre bastante na bola.
3- É importante também analisar a linguagem corporal de seu adversário, você deve estar sempre um passo adiante do seu oponente para ter a chance de vencê-lo.
4- Não fique na linha esperando o adversário, principalmente em situações 1×1, quando você toma a atitude antes do seu adversário, ele vai ter que tomar a decisão mais rápido, forçando ele ao erro e além disso você aumenta o seu ângulo de defesa
5- Ao subir para cruzamentos você não pode errar, não importa o que aconteça você não deve tirar seus olhos da bola enquanto ela estiver no ar, você não deve saltar se não tem a certeza de que vai alcançar a bola. É difícil dizer quando deve sair do gol ou não, mas com o tempo você vai aprender esse fundamento.
6- Tenha confiança em si mesmo, isto é uma das principais virtudes de um goleiro, nunca deixe que um erro lhe desanime, e se errar tente não repetir os seus erros. Tenha em mente que é impossível jogar futebol sem cometer erros, mas se errar treine para não cometer os mesmo erros.
7- Em lances em que o advesário está com a bola dominada, espere ele dar o primeiro passo, isso facilitará que você consiga tomar a bola ou fazer a defesa.
8-Não fique muito longe da linha do gol, é importante que você tenha a noção de espaço perto do gol
9- Você não pode ter medo de se machucar durante a partida, ser arrojado faz parte da rotina dos goleiros, que estão em constante exposição a bolas perigosas.
10- Esteja em constante comunicação com seus zagueiros, você é o jogador que tem um dos melhores ângulos para orientar a sua equipe.
Leia mais: http://futymania.webnode.com.br/futebol-e-dicas/a10-dicas-para-ser-um-grande-goleiro/
Após essas dicas preciosas, pergunto aos senhores, nosso goleiro ATUAL as possui? Com a resposta, o torcedor vascaíno.
O Vasco sempre foi celeiro de grandes goleiros, desde Jaguaré, Barbosa, Andrada, Mazaropi, Acácio, Carlos Germano, Hélton, Fábio e mais recentemente para (alguns) Fernando Prass e Martín Silva. Em sua opinião, qual deles foi melhor? Opinem!
A briga é boa!
(+) Saudações Vascaínas (+)
Deixe uma resposta