Com uma atuação que muito poucos esperavam, o Vasco venceu o São Paulo por 2×0, em São Januário. A atuação surpreendente se dá por várias questões. O Vasco vinha de uma derrota difícil de digerir para o maior rival, enfrentaria um adversário vindo de cinco vitórias seguidas e, mais uma vez, teria pela frente um time com tecnicamente muito mais forte.

Em campo, tudo isso foi deixado de lado. Desde os primeiros minutos, o Vasco dominou as ações. Marcação forte e saídas rápidas, explorando a velocidade de Marrony e Talles, fizeram o tricolor paulista passar por apuros.

Aos 35, a situação dos paulistas piorou. Raniel deu solada na cabeça de Richard e foi expulso, com auxílio do VAR. Os paulistas, mesmo com dez, conseguiram criar duas chances com Daniel Alves e Everton, mas que não chegaram a assustar o Gigante.

No segundo tempo, a intensidade cruz-maltina aumento. A entrada de Rossi na vaga de Marcos Jr deu mais intensidade pelo lado direito. A pressão surtiu efeito. Após cobrança de escanteio, Castan desviou e Talles, com muita categoria, marcou.

Era o cenário perfeito. O São Paulo tentou iniciar uma pressão, mas o Vasco, de forma inteligente, freou a reação paulista. O Vasco diminuiu a intensidade da partida, controlou o jogo. O segundo gol era questão de tempo. E ele saiu aos 35 do segundo tempo, após bom cruzamento de Danilo Barcellos para Bastos completar na pequena área, livre de marcação.

O São Paulo, que já não assustava, foi nocauteado. O Vasco garantiu uma imensa vitória de forma autoritária, controlando um adversário bem mais qualificado, sem passar por grandes sustos.

Foi a melhor atuação do Vasco no ano.  Uma vitória maiúscula, para devolver a moral que muitos achavam que tinha acabado após o último sábado. O que Luxemburgo está fazendo é para ser aplaudido de pé.

Parabéns, Vasco! Parabéns, Luxa! Parabéns, torcida vascaína! Mais um show!

/+/Saudações Vascaínas/+/

 

Atuações:

Fernando Miguel: Foi bem nas poucas vezes em que foi exigido – Nota 6.

Yago Pikachu: Tímido no ataque, seguro na defesa –  Nota 6,5.

Henriquez:  Bem na marcação – Nota 6.

Castan: Líder, bem nas antecipações. Seguro – Nota 7.

Henrique: Não esteve mal, mas sofreu mais do que Pikachu. Foi substituído por ter cartão amarelo – Nota 5,5.

Richard: Muita marcação e intensidade física. Daniel Alves terá pesadelos – Nota 7.

Raul: Auxiliou Richard na marcação e apoiou com força pelo lado direito – Nota 6,5.

Andrey: Não foi mal, mas esteve abaixo de seus companheiros – Nota 5.

Marcos Jr: Foi o que mais se aproximou do ataque, mas também se dedicou na marcação – Nota 6.

Marrony: Incomodou demais o sistema defensivo do São Paulo e criou boas chances de gol – Nota 7.

Talles: Sua velocidade e habilidade destruíram o sistema defensivo tricolor. Foi coroado com um gol. O melhor em campo – Nota 8.

Danilo Barcellos: Entrou no lugar de Henrique e participou dos dois gols – Nota 6,5.

Rossi: Deu trabalho pelo lado direito. Ainda carece de ritmo de jogo – Nota 6,5.

Fellipe Bastos: Entrou bem, bons passes no meio, marcação e marcou o segundo gol – Nota 7.

Vanderlei Luxemburgo: O esquema montado não deu chances ao São Paulo. Vem fazendo um excelente trabalho e merece os louros dessa vitória. A melhor partida do Vasco no ano – Nota 8,5.