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Um dia após o vencimento do último contrato, Vasco e Caixa assinaram nesta quinta-feira, dia 13 de abril, novo compromisso de patrocínio válido até dezembro. O Vasco receberá até 12,5 milhões de reais por um período de oito meses. Anualizado, o contrato é equivalente a 16,5 milhões de reais, mais bônus de até 1,5 milhão. O Presidente Eurico Miranda esteve na sede da Caixa no Rio de Janeiro para assinar o novo compromisso. Também esteve presente o Presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Luís Manoel Fernandes. Pela Caixa, participou a Gerente de Marketing, Comunicação e Cultura da Filial Rio, Maria Vitória Vidal.

A Caixa decidiu unificar o período de todos os contratos de patrocínio. Como o compromisso com o Vasco só se encerrou ontem, o novo contrato passou a valer a partir de hoje. O novo valor coloca o Cruzmaltino em um patamar de destaque entre os clubes brasileiros. Essas informações foram retiradas do site oficial do clube.

Anteriormente, o presidente Eurico Miranda tinha dado boas vindas à antiga parceira Tim. Entretanto, quero levá-los a uma reflexão: se vocês tivessem uma grande empresa, patrocinariam o Vasco?

Semana passada, escrevi neste espaço falando sobre planejamento e um dos pontos tratados foi que o futebol, se bem planejado e organizado, pode vir a ser um dos melhores negócios a serem explorados, tanto no Brasil quanto no mundo, e as grandes empresas sabem disso. Entretanto, não comentei sobre um dos pontos também que levam grandes empresas a atrelarem suas imagens a clubes de futebol: a visibilidade.

Segundo José Carlos Colagrossi, diretor do Ibope Repucom, o Vasco teve, em seis meses de 2016, praticamente a mesma exposição de todo ano de 2014.

“Fazemos há 17 anos a medição do retorno de exposição do Vasco. E podemos dizer, categoricamente, que o clube está entre os cinco de maior retorno aos parceiros”, disse Colagrossi. Segundo dados de mensuração do Ibope Repucom, o Vasco teve, todos os dias do ano, exposição de marca na mídia. Isso deu a seus parceiros comerciais enorme retorno. De 2014 para 2015, por exemplo, houve um salto de 41 para 61 transmissões de jogos ao vivo na TV aberta do time carioca. Em valor de mídia, o aumento foi ainda mais substancial, de quase 170%. Se fosse levar em consideração a visibilidade, o Vasco estaria com uma “fila de investidores” querendo atrelar sua imagem ao clube, mas não é bem assim.

Em contrapartida, existe o “marketing negativo” que seria a fuga de parceiros de clubes que tem sua imagem “arranhada” junto mídia. O Vasco passou por isso em 2013, quando a Nissan rompeu o contrato devido àquela confusão em Santa Catarina. Este ano, temos o exemplo do clube Boa Esporte, que perdeu alguns patrocinadores por ter contratado o goleiro Bruno. Todo mundo sabe que o Vasco é presidido por um déspota, que, por vezes, diz que quem manda no clube é ele, proibindo até os jogadores de usar brinco (é mole?). A forma centralizadora de Eurico administrar é bem vista por alguns, porém mal vista por outros. Seus críticos dirão que ele “parou no tempo”.

Nessa semana, a diretoria enviou um ofício à ESPN  proibindo os profissionais desta emissora de entrar nas dependências do clube por causa de uma crítica ao vivo do apresentador (Vascaíno) Rafael Ribeiro ao grito de Casaca após o empate contra o Flamengo que garantiu o Vasco na final da Taça Rio. Não concordei com a opinião do apresentador, porém vivemos em um Estado Democrático de Direito (ainda rs) e todos temos o direito de expressar nossas opiniões. Talvez, seria mais sensato “soltar” uma nota oficial repudiando a declaração (ou desabafo) do apresentador, mas NUNCA proibir um veículo de comunicação de frequentar o clube. Essa atitude arranha a imagem perante a mídia (que já tem má vontade com o Vasco), criando uma onda negativa, levando possíveis parceiros que querem atrelar sua imagem ao clube a se afastarem e procurarem clubes com menor visibilidade, mas que possuem uma boa gerência e uma boa relação com a imprensa.

Temos um das maiores torcidas do Brasil, uma excelente visibilidade em jogos de futebol, porém com maus administradores. A própria torcida vascaína deixa isso em evidência ao não aderir em massa ao plano de torcedores. Temos menos sócios que Fluminense e Botafogo! Nossa torcida é maior do que essas duas juntas (segundo as pesquisas) e não conseguimos ter maios sócios que eles. O motivo, pra mim, é claro. A torcida não confia. Se você fosse um investidor, confiaria?

/+/ Saudações Vascaínas /+/