YESTERDAY, o mais novo filme do diretor Danny Boyle, em cartaz nos cinemas, trata da história fictícia de um jovem músico que, após sofrer um acidente, acorda em uma estranha realidade em que ele é a única pessoa no Planeta que conhece as músicas dos Beatles. Como o artista não fazia sucesso, resolve “apresentar” ao mundo as canções dos 4 rapazes de Liverpool como se fossem composições dele próprio e logo ganha a fama de um rockstar, sem imaginar as consequências de sua atitude.

Como um vascaíno de 40 anos de idade, às vezes me sinto como se eu também estivesse mergulhado num universo paralelo em que o Vasco, ao invés de disputar títulos de primeira grandeza e de desfilar um time de craques pelos gramados nacionais e internacionais, limita-se a tentar “sair da zona da confusão” do Brasileirão, contando com jogadores medianos em seu elenco.

O clube que fechou o turno do Campeonato Brasileiro na 12ª posição, com 23 pontos (aproveitamento de aproximadamente 40%), não é nem um espectro do Gigante da Colina, 5 vezes campeão nacional (incluída a Copa do Brasil de 2011), além de 3 conquistas continentais. Por outro lado, a vitória sobre a Chapecoense é um alento de que, no atual cenário, o Vasco até está superando as expectativas de sua torcida, outrora bem feliz.

 

Para o segundo turno, que começa no próximo final de semana, a perspectiva é de, no mínimo, repetir a campanha das 19 rodadas anteriores e assegurar a permanência na Série A, sem sustos. Projetar algo além disso parece um devaneio, uma imagem quase tão surreal quanto à de um mundo sem os Beatles.

Portanto, a hora é de ter os pés no chão, buscar os pontos que são possíveis, rodar o elenco com inteligência, aproveitando os jogadores que estão em melhor fase, contar com o apoio e principalmente com a paciência da torcida.

Meu querido Vasco, se você hoje vive UMA FASE DIFÍCIL¹ e suas glórias são algo do PASSADO², o jeito é DEIXAR ESTAR³, seguir sua LONGA E SINUOSA ESTRADA⁴ e buscar uma REVOLUÇÃO⁵ para VOLTAR⁶ para o lugar ao qual você um dia pertenceu.

 

/+/ Saudações Vascaínas /+/

Nomes de músicas dos Beatles, aqui livremente traduzidas: ¹ A HARD DAY’S NIGHT; ² YESTERDAY; ³ LET IT BE; ⁴ THE LONG AND WINDING ROAD; ⁵ REVOLUTION; ⁶ GET BACK.

Play