A precariedade do elenco cruzmaltino é grande, e isso é notório para a maioria esmagadora da torcida. Mas existe um consenso de que o setor mais precário é o setor defensivo.
Recém-chegado ao comando técnico, Zé Ricardo mostrou preocupação com o setor e acendeu o alerta, e ele tem motivos para isso. Em 22 rodadas, o Vasco levou 34 gols, tem uma média de 1,5 gols sofridos por jogo. Possui uma média elevada e a terceira defesa mais vazada do campeonato. Os números são de equipes que ocupam a zona do rebaixamento. Inclusive, dois ocupantes do temido Z4 (Avaí e São Paulo) têm a defesa menos vazada que a do Vasco. Em 22 rodadas, apenas em cinco o Vasco não teve sua defesa vazada.
No último jogo, a ótima vitória contra o Fluminense, o time não sofreu gols, como também foi pouco ameaçado. O time se postou bem em campo e não deu chances ao tricolor. Zé declarou que dará atenção especial ao setor, procurar reforçar, coisa que nem Cristóvão Borges, nem Milton Mendes conseguiram. Zé Ricardo demonstrou no rival que possui essa qualidade, de montar boas defesas. O rival tomava poucos gols na época em que Zé era o comandante do time. Caso consiga, Zé irá percorrer metade do caminho.
É claro que a defesa não é o único problema do time, mas estancando a sangria, conseguindo “fechar a casinha”, fica mais fácil resolver os outros problemas. Também devemos salientar que o sistema defensivo não é composto apenas pela dupla de zaga e o goleiro. Os laterais também o compõem, além dos volantes, e os meias também participam da marcação. Com a chegada de Ramon, a média de gols diminuiu. Madson tem características defensivas melhores que Gilberto. São fatores importantes nesse processo.
Para o jogo de sábado, Zé não poderá contar com Jean, suspenso pelo terceiro amarelo. Zé testou Bruno Paulista e Escudero na posição. Talvez Escudero não seja a melhor opção, pois não tem a velocidade que a posição exige. Além do fato de o Grêmio ser um time leve, com jogadores jovens e rápidos. Sábado será a estreia de Zé Ricardo, esperamos que ele tome a melhor decisão e que tenha êxito em sua escolha.
No mais, ponto para Zé Ricardo. Percebeu qual é o maior problema do time e já procura uma forma de solucioná-lo. Que sábado ele consiga colocar em prática!
/+/Saudações Vascaínas/+/
Deixe uma resposta